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Dúvidas Frequentes

É comum, no dia-a-dia, surgirem dúvidas sobre como obter maior agilidade e melhor atendimento do seu plano de saúde em cada situação. Imprevistos podem ocorrer, e você precisa saber como proceder para resolvê-los. Pensando nisto, a UNIMED-RIO relacionou algumas das questões mais freqüentes e as respectivas respostas, para você conhecer melhor o seu plano. Se ainda restar alguma dúvida, não hesite em ligar para a nossa Central de Atendimento Unimed 24 Horas pelo telefone 3861-3861. Nós teremos o maior prazer em atendê-lo.

 

1. Como devo proceder para aderir ao contrato?

2. Quem pode ser incluído no meu plano de saúde, como dependente?

3. O que é carência?

4. Quais são os prazos de carência previstos em contrato?

5. Quais são os atendimentos garantidos pelo meu plano?

6. Como são fixadas as mensalidades?

7. Quando se dá o reajuste do contrato?


1.Como devo proceder para aderir ao contrato?

A adesão é feita com o envio dos documentos abaixo, para o fax (21) 3139-7796 ou 3139-7797, aos cuidados de Mariana Vergueiro, ou pessoalmente, no posto de atendimento da Unimed localizado no Cremerj, em Botafogo:

- carta solicitando adesão, informando o plano escolhido;
- cópia do CRM;
- cópia da última anuidade paga;
- comprovante de residência;
- certidão de nascimento e/ou casamento (caso inclua dependente).

2. Quem pode ser incluído no meu plano de saúde, como dependente?

Cônjuge ou companheiro; filhos solteiros de até 24 (vinte e quatro) anos; filhos do companheiro, enteados, tutelados, menores sob guarda por força de decisão judicial, todos equiparados aos filhos solteiros; e filhos inválidos de qualquer idade. Após a inclusão do titular, filhos e cônjuge só poderão ser incluídos até trinta dias do nascimento ou do casamento, respectivamente.

3. O que é carência?

É o período de tempo em que o usuário não goza do direito de utilizar algumas coberturas asseguradas pelo plano contratado. Esse período de tempo, ininterrupto, conta-se a partir do início da cobertura de cada usuário.

4. Quais são os prazos de carência previstos em contrato?

a) 24 (vinte e quatro) horas para para atendimentos de urgência e emergência;

b) 30 (trinta) dias para consultas médicas; exames de análises clínicas e histocitopatológicos, exceto os constantes das alíneas subseqüentes; exames radiológicos simples sem contraste; exames e testes oftalmológicos; exames e testes otorrinolaringológicos, exceto videolaringoestroboscopia computadorizada; eletrocardiograma convencional; eletroencefalograma convencional; inaloterapia; e provas funcionais respiratórias;

c) 90 (noventa) dias para procedimentos cirúrgicos de porte anestésico 0 (zero) realizados em consultório (exceto tratamento esclerosante de varizes); densitometria óssea; monitorização ambulatorial de pressão arterial; endoscopias diagnósticas realizadas em consultório; exames e testes alergológicos; exames radiológicos com contraste, exceção feita aos constantes das alíneas subseqüentes; fisioterapia; eletrocardiografia dinâmica (Holter); teste ergométrico; ultrassonografia, à exceção das constantes das alíneas subseqüentes; perfil biofísico fetal e tococardiografia;

d) 180 (cento e oitenta) dias para ultrassonografia morfológica; dopplerfluxometria e videolaringoestroboscopia computadorizada;

e) 180 (cento e oitenta) dias para ecocardiografia/ecodoppler; e ultrassonografia com Doppler;

f) 180 (cento e oitenta) dias para exames de análises clínicas pelo método de pesquisa P.C.R. e histocitopatológicos por histoquímica; hibridização molecular; e pesquisa de anticorpos Anti-HTLV III (HIV) - Western Blot;

g) 180 (cento e oitenta) dias para eletroencefalograma prolongado; mapeamento cerebral; polissonografia; potencial evocado; eletromiografia; e eletroneuromiografia;

h) 180 (cento e oitenta) dias para medicina nuclear; cintilografia; mielografia; tomografia computadorizada; ressonância nuclear magnética; tratamento esclerosante de varizes; acupuntura; e litotripsia;

i) 180 (cento e oitenta) dias para exames diagnósticos e/ou cirurgias por vídeo; endoscopias que não possam ser realizadas em consultório; laparoscopia diagnóstica e terapêutica; diálise peritoneal; diálise peritoneal – CAPD; hemodiálise; internações clínicas ou cirúrgicas; transplante de rim e córneas; fornecimento de próteses e órteses ligadas ao ato cirúrgico; internações para tratamentos clínicos ou cirúrgicos decorrentes de transtornos psiquiátricos e quadros de intoxicação ou abstinência provocados por alcoolismo ou outras formas de dependência química; psicoterapia de crise; cirurgia refrativa (correção de miopia e astigmatismo); quimioterapia; radioterapia; transfusão de sangue e hemoderivados; angiografia; angioplastia; arteriografia; cineangiocoronariografia; procedimentos de hemodinâmica; neurorradiologia; radiologia intervencionista; assistência odontológica; e todos os demais atendimentos médicos não elencados nesta cláusula; e

j) 300 (trezentos) dias para parto a termo.

5. Quais são os atendimentos garantidos pelo meu plano?

a) consultas, que serão realizadas no consultório do médico cooperado da Unimed, para os usuários que contratarem os planos Unimed Alfa; Unimed Beta; Unimed Delta; Unimed Ômega e Unimed Personal (tabela 1) ;

b) atendimentos clínicos, cirúrgicos e ambulatoriais, que serão prestados em consultórios, clínicas ou hospitais próprios ou conveniados pela Unimed, para os usuários que contratarem os planos Unimed Alfa; Unimed Beta; Unimed Delta; Unimed Ômega e Unimed Personal (tabela 1);

c) atendimentos clínicos e cirúrgicos, que serão prestados exclusivamente em caráter hospitalar, em clínicas ou hospitais próprios ou conveniados pela Unimed, para os usuários que contratarem o plano Unimed Alfa Hospitalar; Unimed Beta Hospitalar; Unimed Delta Hospitalar; Unimed Ômega Hospitalar e Unimed Personal Hospitalar ( tabela 2);

d) exames complementares e serviços auxiliares para diagnóstico, realizados em regime ambulatorial e em regime hospitalar, que serão prestados através da rede própria ou conveniada pela Unimed, para os usuários que contratarem os planos Unimed Alfa; Unimed Beta; Unimed Delta, Unimed Ômega e Unimed Personal (tabela 1);

e) exames complementares e serviços auxiliares para diagnóstico, realizados exclusivamente em regime hospitalar, que serão prestados através da rede própria ou conveniada pela Unimed, para os usuários que contratarem o plano Unimed Alfa Hospitalar; Unimed Beta Hospitalar; Unimed Delta Hospitalar , Unimed Ômega Hospitalar e Unimed Personal Hospitalar (tabela 2);

f) assistência pré-hospitalar, em caráter de urgência e emergência, que, por ser opcional, somente será prestada quando contratada;

g) cobertura odontológica, que, por ser opcional, somente será prestada quando contratada;

h) cobertura para transporte aeromédico, que, por ser opcional, somente será prestada quando contratada, e

i) cobertura para beneficiários que estejam em viagem ao exterior, por prazo não superior a 60 (sessenta) dias que, por ser opcional, somente será prestada quando contratada.

6. Como são fixadas as mensalidades?

As mensalidades são fixadas de acordo com o plano escolhido, com a contratação ou não de coberturas opcionais (Odontologia, SOS Unimed, SOS Viagem e Transporte Aeromédico) e com a faixa etária de cada usuário inscrito. As faixas etárias são: de 00 a 18 anos; de 19 a 23 anos; de 24 a 28 anos; de 29 a 33 anos; de 34 a 38 anos; de 39 a 43 anos; 44 a 48 anos; 49 a 53 anos; 54 a 58 anos; 59 anos em diante.

7.Quando se dá o reajuste do contrato?

O reajuste anual de preços é em dezembro, mês de aniversário do contrato, independentemente da data de adesão do beneficiário.
Importante: Ocorrendo alteração na idade de qualquer beneficiário inscrito que importe em deslocamento para faixa etária superior, as mensalidades serão reajustas automaticamente, no mês seguinte ao do aniversário.