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Duvidas Frequentes

Principais perguntas e respostas sobre seu plano de assistência médico-hospitalar e odontológica

É comum, no dia a dia, surgirem dúvidas sobre como obter maior agilidade e melhor atendimento do seu plano de saúde em cada situação. Imprevistos podem ocorrer e você precisa saber como proceder para resolvê-los. Pensando nisto, a Unimed-Rio relacionou algumas das questões mais frequentes e as respectivas respostas, para você conhecer melhor o seu plano. Se restar alguma dúvida, não hesite em ligar para a nossa Central de Atendimento 24 horas pelo telefone 0800 702 8900. Nós teremos o maior prazer em atendê-lo.

1. Quem pode ser incluído no meu plano de saúde?

2. Quais são os atendimentos garantidos pelo meu plano?

3. Onde posso ser atendido e por quem?

4. O que é Rede Assistencial?

5. Quais as exigências para que o atendimento seja prestado?

6. O que devo fazer quando precisar de uma consulta médica?

7. O que é preciso para fazer os exames solicitados pelo médico?

8. E para realizar cirurgia programada, como devo proceder?

9. É possível ficar mais tempo internado do que o previsto?

10. Como devo agir em caso de urgência e emergência?

11. O que é carência?

12. Quais são os prazos de carência previstos no contrato?

13. Como funcionam os benefícios oferecidos?

14. Como funcionam as vantagens oferecidas?

15. Como são fixadas as mensalidades?

16. Como são pagas as mensalidades do meu plano de assistência médico-hospitalar?

17. O que é a co-participação em consulta médica e como funciona?

18. Como funcionam os produtos opcionais?

1. Quem pode ser incluído no meu plano de saúde?

a) BENEFICIÁRIOS TITULARES

Aquelas pessoas que possuem vínculo de remuneração com a Marinha do Brasil, e consequentemente com o Abrigo do Marinheiro, a saber:

  • militares e funcionários civis (ativo ou inativo);
  • pensionistas; e
  • ex-combatentes.


    b) BENEFICIÁRIOS DEPENDENTES:
  • Aqueles que têm grau de parentesco e dependência econômica com o BENEFICIÁRIO TITULAR, assim definidos: cônjuge ou companheiro; filhos de qualquer idade; filhos inválidos, filhos do companheiro, enteados, tutelados, menores sob guarda por força de decisão judicial, todos equiparados aos filhos solteiros; netos, bisnetos, genros e noras.


    Importante:

    A inclusão do beneficiário dependente obriga necessariamente a inclusão do beneficiário titular.

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    2. Quais são os atendimentos garantidos pelo meu plano?

  • consultas, que serão realizadas no consultório do médico cooperado da Unimed;
  • atendimentos clínicos, cirúrgicos e ambulatoriais, que serão prestados em consultórios, clínicas ou hospitais próprios ou conveniados pela Unimed;
  • exames complementares e serviços auxiliares para diagnóstico, que serão prestados através da rede própria ou conveniada pela Unimed;
  • remoção entre estabelecimentos hospitalares da rede própria ou credenciada da Unimed-Rio, quando houver indicação médica;
  • remoção entre estabelecimentos hospitalares, de ou para Hospitais Navais, quando o beneficiário for amparado pelo Fundo de Saúde da Marinha (FUSMA);
  • assistência pré-hospitalar, em caráter de urgência e emergência, que, por ser opcional, somente será prestada quando contratada;
  • cobertura odontológica, que por ser opcional, somente será prestada quando contratada;
  • cobertura para transporte aeromédico, que, por ser opcional, somente será prestada quando contratada, e
  • cobertura para beneficiários que estejam em viagem ao exterior, por prazo não superior a 60 (sessenta) dias que, por ser opcional, somente será prestada quando contratada.

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    3. Onde posso ser atendido e por quem?

    Você e seus dependentes inscritos podem receber atendimento nacional, dependendo do lugar, os profissionais e instituições que lhes prestarão os serviços são os seguintes:

    a) Município do Rio de Janeiro, será atendido diretamente pela Unimed-Rio, por seus médicos cooperados e da sua rede credenciada relacionada no guia médico; e

    b) Demais municípios do território brasileiro, será atendido por uma das cooperativas integrantes do Sistema Nacional Unimed, de acordo com os recursos técnicos de que ela disponha em sua região.

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    4. O que é rede assistencial?

    A rede assistencial compreende a rede cooperada e a rede credenciada. A rede cooperada inclui todos os médicos sócios-proprietários das cooperativas a que pertencem e autorizados a efetuar os procedimentos assegurados pelo plano contratado. A rede credenciada compreende todos os laboratórios, hospitais, clínicas, casas de saúde e prontos-socorros onde podem ser realizados os procedimentos.

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    5. Quais as exigências para que o atendimento seja prestado?

    Para receber atendimento, é necessário que:

    a) a carência do procedimento médico a ser executado já tenha sido cumprida;
    b) sejam respeitadas as coberturas garantidas pelo seu plano e observadas as demais condições previstas para a sua execução;
    c) seja apresentado o cartão de identificação de quem vai ser atendido, com um documento de identidade oficialmente reconhecido;
    d) para os beneficiários que efetuam o pagamento por meio de documento bancário, que esteja em dia com as mensalidades.

    Importante: O cartão de identificação Unimed é um documento pessoal, que não pode ser transferido para outra pessoa, sendo indispensável para receber qualquer tipo de atendimento. Por isso, mantenha-o sempre atualizado e em seu poder. Nunca empreste ou ceda seu cartão magnético a terceiros, pois isto significa uma transgressão grave das normas contratuais.

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    6. O que devo fazer quando precisar de uma consulta médica?

    a) antes de mais nada, você deve escolher um médico cooperado da especialidade desejada, consultando o guia médico;
    b) depois, telefone e marque a sua consulta;
    c) por fim, dirija-se ao consultório com o cartão da Unimed e documento de identificação.

    Importante:

  • As consultas médicas são prestadas exclusivamente por médicos cooperados.
  • Quando você não puder comparecer à consulta, cancele-a com antecedência. Lembre-se de que o médico reservou o horário especialmente para você.
  • Os hospitais, clínicas e casas de saúde só realizam consultas em casos de urgência e emergência, e desde que estejam indicados no guia médico para prestação deste atendimento.

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