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Duvidas Frequentes

Principais perguntas e respostas sobre seu plano de assistência médico-hospitalar e odontológica

É comum, no dia a dia, surgirem dúvidas sobre como obter maior agilidade e melhor atendimento do seu plano de saúde em cada situação. Imprevistos podem ocorrer e você precisa saber como proceder para resolvê-los. Pensando nisto, a Unimed-Rio relacionou algumas das questões mais frequentes e as respectivas respostas, para você conhecer melhor o seu plano. Se restar alguma dúvida, não hesite em ligar para a nossa Central de Atendimento 24 horas pelo telefone 0800 702 8900. Nós teremos o maior prazer em atendê-lo.

1. Quem pode ser incluído no meu plano de saúde?

2. Quais são os atendimentos garantidos pelo meu plano?

3. Onde posso ser atendido e por quem?

4. O que é Rede Assistencial?

5. Quais as exigências para que o atendimento seja prestado?

6. O que devo fazer quando precisar de uma consulta médica?

7. O que é preciso para fazer os exames solicitados pelo médico?

8. E para realizar cirurgia programada, como devo proceder?

9. É possível ficar mais tempo internado do que o previsto?

10. Como devo agir em caso de urgência e emergência?

11. O que é carência?

12. Quais são os prazos de carência previstos no contrato?

13. Como funcionam os benefícios oferecidos?

14. Como funcionam as vantagens oferecidas?

15. Como são fixadas as mensalidades?

16. Como são pagas as mensalidades do meu plano de assistência médico-hospitalar?

17. O que é a co-participação em consulta médica e como funciona?

18. Como funcionam os produtos opcionais?

1. Quem pode ser incluído no meu plano de saúde?

a) BENEFICIÁRIOS TITULARES

Aquelas pessoas que possuem vínculo de remuneração com a Marinha do Brasil, e consequentemente com o Abrigo do Marinheiro, a saber:

  • militares e funcionários civis (ativo ou inativo);
  • pensionistas; e
  • ex-combatentes.


    b) BENEFICIÁRIOS DEPENDENTES:
  • Aqueles que têm grau de parentesco e dependência econômica com o BENEFICIÁRIO TITULAR, assim definidos: cônjuge ou companheiro; filhos de qualquer idade; filhos inválidos, filhos do companheiro, enteados, tutelados, menores sob guarda por força de decisão judicial, todos equiparados aos filhos solteiros; netos, bisnetos, genros e noras.


    Importante:

    A inclusão do beneficiário dependente obriga necessariamente a inclusão do beneficiário titular.

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    2. Quais são os atendimentos garantidos pelo meu plano?

  • consultas, que serão realizadas no consultório do médico cooperado da Unimed;
  • atendimentos clínicos, cirúrgicos e ambulatoriais, que serão prestados em consultórios, clínicas ou hospitais próprios ou conveniados pela Unimed;
  • exames complementares e serviços auxiliares para diagnóstico, que serão prestados através da rede própria ou conveniada pela Unimed;
  • remoção entre estabelecimentos hospitalares da rede própria ou credenciada da Unimed-Rio, quando houver indicação médica;
  • remoção entre estabelecimentos hospitalares, de ou para Hospitais Navais, quando o beneficiário for amparado pelo Fundo de Saúde da Marinha (FUSMA);
  • assistência pré-hospitalar, em caráter de urgência e emergência, que, por ser opcional, somente será prestada quando contratada;
  • cobertura odontológica, que por ser opcional, somente será prestada quando contratada;
  • cobertura para transporte aeromédico, que, por ser opcional, somente será prestada quando contratada, e
  • cobertura para beneficiários que estejam em viagem ao exterior, por prazo não superior a 60 (sessenta) dias que, por ser opcional, somente será prestada quando contratada.

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    3. Onde posso ser atendido e por quem?

    Você e seus dependentes inscritos podem receber atendimento nacional, dependendo do lugar, os profissionais e instituições que lhes prestarão os serviços são os seguintes:

    a) Município do Rio de Janeiro, será atendido diretamente pela Unimed-Rio, por seus médicos cooperados e da sua rede credenciada relacionada no guia médico; e

    b) Demais municípios do território brasileiro, será atendido por uma das cooperativas integrantes do Sistema Nacional Unimed, de acordo com os recursos técnicos de que ela disponha em sua região.

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    4. O que é rede assistencial?

    A rede assistencial compreende a rede cooperada e a rede credenciada. A rede cooperada inclui todos os médicos sócios-proprietários das cooperativas a que pertencem e autorizados a efetuar os procedimentos assegurados pelo plano contratado. A rede credenciada compreende todos os laboratórios, hospitais, clínicas, casas de saúde e prontos-socorros onde podem ser realizados os procedimentos.

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    5. Quais as exigências para que o atendimento seja prestado?

    Para receber atendimento, é necessário que:

    a) a carência do procedimento médico a ser executado já tenha sido cumprida;
    b) sejam respeitadas as coberturas garantidas pelo seu plano e observadas as demais condições previstas para a sua execução;
    c) seja apresentado o cartão de identificação de quem vai ser atendido, com um documento de identidade oficialmente reconhecido;
    d) para os beneficiários que efetuam o pagamento por meio de documento bancário, que esteja em dia com as mensalidades.

    Importante: O cartão de identificação Unimed é um documento pessoal, que não pode ser transferido para outra pessoa, sendo indispensável para receber qualquer tipo de atendimento. Por isso, mantenha-o sempre atualizado e em seu poder. Nunca empreste ou ceda seu cartão magnético a terceiros, pois isto significa uma transgressão grave das normas contratuais.

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    6. O que devo fazer quando precisar de uma consulta médica?

    a) antes de mais nada, você deve escolher um médico cooperado da especialidade desejada, consultando o guia médico;
    b) depois, telefone e marque a sua consulta;
    c) por fim, dirija-se ao consultório com o cartão da Unimed e documento de identificação.

    Importante:

  • As consultas médicas são prestadas exclusivamente por médicos cooperados.
  • Quando você não puder comparecer à consulta, cancele-a com antecedência. Lembre-se de que o médico reservou o horário especialmente para você.
  • Os hospitais, clínicas e casas de saúde só realizam consultas em casos de urgência e emergência, e desde que estejam indicados no guia médico para prestação deste atendimento.

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    7. O que é preciso para fazer os exames solicitados pelo médico?

    É necessário que você tenha a solicitação de exames preenchida e assinada pelo médico cooperado. Depois, procure um dos laboratórios ou clínicas indicados no seu guia médico, especializados no tipo de exame que você vai realizar.

    Caso a solicitação tenha sido feita por médico particular ou médico do serviço público, entre em contato com a Central de Atendimento 24 horas, pelo telefone 0800 702 8900, para receber instruções sobre como proceder.

    Importante:

  • A solicitação de exame tem validade de 30 dias, a contar da data em que foi preenchido e assinado pelo médico cooperado que o solicitou.
  • Se o exame ou tratamento solicitado pelo médico cooperado estiver indicado na relação de exames e tratamentos especializados apresentada abaixo, é exigida autorização prévia da Unimed-Rio para realizá-lo. Para obtê-la, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento 24 horas, pelo telefone 0800 702 8900, ou comparecer a qualquer Loja de Relacionamento, cujos endereços estão indicados no guia médico.
  • As solicitações de exames previamente autorizadas e não realizadas em tempo hábil deverão ser canceladas em qualquer Loja de Relacionamento.
  • Relação de exames e tratamentos especializados:

    a) angiografia;
    b) arteriografia;
    c) cineangiocoronariografia e videolaringoestroboscopia computadorizada;
    d) densitometria óssea;
    e) ecocardiograma uni e bidimensional, inclusive com doppler colorido;
    f) eletrocardiografia dinâmica (Holter), monitorização ambulatorial de pressão arterial;
    g) eletroencefalograma prolongado, potencial evocado, polissonografia e mapeamento cerebral;
    h) eletromiografia e eletroneuromiografia;
    i) endoscopias que não possam ser realizadas em consultório;
    j) exames de análises clínicas pelo método de pesquisa P.C.R. e histocitopatológicos por histoquímica, hibridização molecular e pesquisa de anticorpos Anti-HTLV III (HIV) – Western Blot;
    k) medicina nuclear;
    l) mielografia;
    m) radiologia com contraste, radiologia intervencionista e neurorradiologia;
    n) ressonância nuclear magnética;
    o) tomografia computadorizada;
    p) ultrassonografia, perfil biofísico fetal e tococardiografia;
    q) acupuntura;
    r) fisioterapia;
    s) hemodiálise e diálise peritoneal – CAPD;
    t) litotripsia;
    u) quimioterapia e radioterapia;
    v) transfusão de sangue e hemoderivados;
    w) tratamento esclerosante de varizes, limitado a 10 (dez) sessões por ano, não-cumulativas; e
    x) fonoaudiologia, até o limite máximo de 30 (trinta) sessões por ano por usuário, não cumulativas.


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    8. E para realizar cirurgia programada, como devo proceder?

    Você deve entrar em contato com a Central de Atendimento 24 horas, pelo telefone 0800 702 8900, para que seu pedido de internação para cirurgia programada (também conhecida como cirurgia eletiva) seja analisado e liberado. Fica reservado à Unimed-Rio o direito de realizar exames médicos de inspeção e perícia nos beneficiários, com vistas a garantir o correto e estrito uso das coberturas contratadas.

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    9. É possível ficar mais tempo internado do que o previsto?

    Sim. O período de internação vem previamente indicado na guia de internação, com base na média de dias utilizados para casos semelhantes. Caso haja necessidade de prorrogar o tempo de internação, o médico assistente irá emitir o pedido de prorrogação, que deve ser submetido à autorização da Central de Atendimento 24 horas, pelo telefone 0800 702 8900, antes que o prazo inicial previsto na guia de internação tenha se completado.

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    10. Como devo agir em caso de urgência e emergência?

    Você pode dirigir-se a qualquer hospital credenciado indicado no guia médico, pertencente à rede assistencial disponibilizada pelo seu plano para prestar atendimentos de urgência ou emergência. Chegando ao local, basta apresentar o cartão de identificação e o documento de identidade. Depois de tudo providenciado, você terá 48 horas, contadas da data da internação, para obter a documentação posteriormente exigida, composta de:
    a) pedido de internação preenchido pelo médico, justificando sua necessidade; e
    b) guia de internação, expedida por uma das cooperativas integrantes do Sistema Nacional Unimed e em nome do beneficiário que foi internado.

    Importante:

  • Os casos de urgência e emergência ocorridos durante o prazo de carência de 24 (vinte e quatro) horas, não terão direito às coberturas assistenciais.
  • Os casos de emergência e os de urgência decorrentes de complicações no processo gestacional, verificados durante os prazos carenciais, terão atendimento exclusivamente em regime ambulatorial e pelo período máximo de 12 (doze) horas contados do seu início.
  • Ao término do prazo das 12 (doze) horas de atendimento em regime ambulatorial e/ou havendo necessidade de internação hospitalar caracterizada pelo médico-assistente, mesmo que dentro dessas doze primeiras horas, cessará para a UNIMED-RIO a responsabilidade pelas despesas médicas e hospitalares. A UNIMED-RIO garantirá a remoção do paciente, através de ambulância devidamente equipada, para uma unidade do SUS ou da Marinha, que disponha de recursos para continuidade do atendimento, só cessando sua responsabilidade quando efetuado o registro no local indicado.
  • Na hipótese de impossibilidade de remoção por risco de vida, serão de inteira responsabilidade do consignante ou não consignante as despesas referentes a procedimentos de assistência hospitalar que eventualmente venham a ocorrer após o atendimento ambulatorial, tais como atos cirúrgicos e internações, mesmo que realizados dentro do período das 12 (doze) horas acima mencionado.
  • Para as urgências decorrentes de acidente pessoal ocorrido após o cumprimento da carência de 24 (vinte e quatro) horas, o atendimento dar-se-á sem limitação de tempo.

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    11. O que é carência?

    É o período de tempo ininterrupto, contado a partir do início de vigência da relação contratual individual, em que o cliente ainda não goza do direito de utilizar as coberturas asseguradas pelo plano contratado.

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    12. Quais são os prazos de carência previstos no contrato?

    I. A assistência prevista neste instrumento será prestada aos beneficiários regularmente inscritos, observadas as condições deste instrumento e as coberturas do produto contratado, imediatamente após o cumprimento das carências específicas, a saber:

    a) 24 (vinte e quatro) horas para atendimentos de urgência e emergência;

    b) 30 (trinta) dias para consultas médicas; exames de análises clínicas e histocitopatológicos, exceto os constantes das alíneas subseqüentes; exames radiológicos simples sem contraste; exames e testes oftalmológicos; exames e testes otorrinolaringológicos, exceto videolaringoestroboscopia computadorizada; eletrocardiograma convencional; eletroencefalograma convencional; inaloterapia; e provas funcionais respiratórias;

    c) 90 (noventa) dias para procedimentos cirúrgicos de porte anestésico 0 (zero) realizados em consultório (exceto tratamento esclerosante de varizes); densitometria óssea; monitorização ambulatorial de pressão arterial; endoscopias diagnósticas realizadas em consultório; exames e testes alergológicos; exames radiológicos com contraste, exceção feita aos constantes das alíneas subseqüentes; fisioterapia; eletrocardiografia dinâmica (Holter); teste ergométrico; ultrassonografia, à exceção das constantes das alíneas subseqüentes; perfil biofísico fetal e tococardiografia;

    d) 180 (cento e oitenta) dias para ultrassonografia morfológica; dopplerfluxometria e videolaringoestroboscopia computadorizada; ecocardiografia/ecodoppler; ultrassonografia com Doppler; exames de análises clínicas pelo método de pesquisa P.C.R. e histocitopatológicos por histoquímica; hibridização molecular; pesquisa de anticorpos Anti-HTLV III (HIV) - Western Blot; eletroencefalograma prolongado; mapeamento cerebral; polissonografia; potencial evocado; eletromiografia; eletroneuromiografia; medicina nuclear; cintilografia; mielografia; tomografia computadorizada; ressonância nuclear magnética; tratamento esclerosante de varizes; acupuntura; litotripsia; diagnósticos e/ou cirurgias por vídeo; endoscopias que não possam ser realizadas em consultório; laparoscopia diagnóstica e terapêutica; diálise peritoneal; diálise peritoneal – CAPD; hemodiálise; internações clínicas ou cirúrgicas; transplante de rim e córneas; fornecimento de próteses e órteses ligadas ao ato cirúrgico; internações para tratamentos clínicos ou cirúrgicos decorrentes de transtornos psiquiátricos e quadros de intoxicação ou abstinência provocados por alcoolismo ou outras formas de dependência química; psicoterapia de crise; cirurgia refrativa (correção de miopia e astigmatismo); quimioterapia; radioterapia; transfusão de sangue e hemoderivados; angiografia; angioplastia; arteriografia; cineangiocoronariografia; procedimentos de hemodinâmica; neurorradiologia; radiologia intervencionista; assistência odontológica; fonoaudiologia; e todos os demais atendimentos médicos não elencados nesta cláusula;

    e) 300 (trezentos) dias para parto a termo.


    II. A inclusão de dependentes após a inclusão do beneficiário titular também far-se-á mediante o cumprimento das carências. Exceção feita aos seguintes casos:

    a) recém-nascido, filho natural ou adotivo do usuário titular que será dispensado das carências desde que sua inclusão seja efetuada no prazo má ximo de 30 (trinta) dias após o nascimento ou adoção;

    b) filho adotivo, com idade de até 12 (doze) anos, que tenha sido adotado durante a vigência do contrato, aproveitando-se para ele os períodos de carência já cumpridos pelo usuário titular adotante; e de

    c) cônjuge ou companheiro, aproveitando-se para ele os períodos de carência já cumpridos pelo usuário titular, desde que sua inclusão seja efetuada no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados do matrimônio ou do início do convívio em comum.


    III. Independente dos prazos mencionados anteriormente, os beneficiários cumprirão carências nas transferências de planos, de acordo com as condições a seguir:

    a) quando a transferência implicar aumento de cobertura assistencial, os beneficiários deverão cumprir as carências para os novos atendimentos, a contar da data da transferência, ficando garantida, no entanto, a imediata utilização das coberturas do plano anterior cujas carências já tenham sido cumpridas;

    b) quando a transferência implicar mudança de rede assistencial e/ou tipo de acomodação para padrão superior, os beneficiários deverão cumprir carência de 180 (cento e oitenta) dias, para novas internações, e 300 (trezentos) dias para parto, ficando garantida, no entanto, a utilização da rede assistencial e/ou o tipo de acomodação do plano de origem, se já cumprida a carência correspondente;

    c) quando a transferência implicar redução de coberturas, não haverá interrupção para os atendimentos cujas carências já tenham sido cumpridas, devendo os beneficiários, no entanto, continuar cumprindo os períodos de carência que estiverem em curso;

    d) quando a transferência implicar mudança de rede e/ou tipo de acomodação para padrão inferior, o atendimento continuará sendo prestado sem interrupção, desde que a transferência seja realizada após 12 (doze) meses contados da última internação hospitalar do beneficiário a ser transferido, caso esta tenha havido, e que ele não esteja cumprindo carências; 

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    13. Como funcionam os benefícios oferecidos?

    a) Seguro por morte natural ou morte acidental
    Em caso de falecimento do titular, fica assegurado aos dependentes legais um seguro por morte natural ou acidental, observadas as condições estabelecidas em contrato.

    b) Benefício Família
    É o benefício que garante aos dependentes, incluídos no plano por mais de 180 dias, a permanecerem com direito, única e exclusivamente, à assistência médica e hospitalar gratuitamente, pelo prazo de até 5 anos, contados da data de óbito do titular. Esta cobertura será concedida de acordo com as condições estabelecidas no contrato.

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    14 – Como funciona a vantagem oferecida?

    a) Unimed Farmácia
    Esta é uma vantagem exclusiva para quem tem plano de saúde Unimed-Rio. A parceria com a e-Pharma dá descontos em medicamentos na rede Drogasmil, no Rio, e em mais de dez redes varejistas conveniadas em todo o país. Descontos de até 29,27% sobre o preço máximo ao consumidor (PMC) para os remédios que constam na lista de medicamentos negociada, com receita médica. Para os demais medicamentos não constantes da lista, desconto de 12%. As listas de medicamentos e farmácias credenciadas estão disponíveis em nosso site: www.unimedrio.com.br.

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    15. Como são fixadas as mensalidades?

    a) as mensalidades serão reajustadas anualmente para reposição das perdas inflacionárias e para adequá-los à utilização do grupo assistido;

    b) por deslocamento para faixa etária superior de qualquer um dos clientes implicará reajuste dos respectivos preços mensais, a ser aplicado, automaticamente, a partir do mês seguinte ao do aniversário, de acordo com os percentuais de reajuste previstos em contrato; 

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    16. Como são pagas as mensalidades do meu plano de assistência médico-hospitalar?

    A cobrança das contraprestações pecuniárias devidas pelos consignantes é de responsabilidade da Qualicorp Administradora de Benefícios. O beneficiário Titular e/ou Patrocinador é responsável pelo pagamento de suas contraprestações pecuniárias e dos seus respectivos dependentes e agregados, terá estas despesas incluídas no seu bilhete de pagamento ou boletos bancários.

    A autorização para cobrança e o pagamento das contraprestações pecuniárias ocorre no momento em que o consignante assina a proposta para adesão ao plano e se dará da seguinte forma:

    a) para os militares (ativos e inativos) e seus pensionistas o pagamento será sempre feito por meio de consignação em bilhete de pagamento;
    b) para os servidores civis (ativos e inativos), ex-combatentes e seus pensionistas por meio de consignação em boleto bancário emitido pelo Abrigo do Marinheiro;
    c) na hipótese do consignante militar ou pensionista de militar não possuir, no ato da contratação, margem consignável para pagamento das contraprestações pecuniárias, este será implantado em boleto bancário, devendo ser transferido para bilhete de pagamento tão logo passe a ter margem consignável;
    d) na hipótese do consignante militar ou pensionista de militar perder margem consignável após a contratação do plano, a consignação das mensalidades e dos valores relativos às coberturas de opcionais e co-participações será transferida automaticamente para boleto bancário. Deverá ser cumprido o prazo de três boletos bancários com pagamento em dia, para que seja efetuada a solicitação do retorno para desconto em bilhete de pagamento.

    Importante:

  • Caso o consignante não receba o aviso de pagamento até 5 (cinco) dias antes do vencimento, deverá providenciar junto à Qualicorp Administradora de Benefícios a emissão da 2ª via, promovendo, no prazo, o pagamento do valor referente ao mês em questão, sob pena de sujeitar-se à multa e encargos moratórios.
  • Nos casos em que as mensalidades e os valores relativos às coberturas opcionais e à co-participação permaneçam sem pagamento por prazo igual ou superior a 60 (sessenta) dias, a Qualicorp Administradora de Benefícios poderá solicitar a Unimed-Rio a exclusão do beneficiário titular e seus respectivos dependentes e agregados.

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    17. O que é a co-participação em consulta médica e como funciona?

    É o pagamento que o consignante tem de arcar sempre que ele ou os seus beneficiários dependentes e agregados realizarem consultas médicas (inclusive em âmbito hospitalar). A cobrança deste valor é feita no bilhete de pagamento ou boleto bancário no mês imediatamente possível e posterior ao da quitação feita pela Unimed-Rio ao médico cooperado que prestou a consulta.

    Importante:
    A co-participação incide sobre os planos Unipart Alfa e Unipart Beta.

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    18. Como funcionam os produtos opcionais?

    Os produtos listados abaixo podem ser contratados à parte, como extensões do seu plano Unimed-Rio. Titulares e dependentes podem contratar opcionais personalizados, permitindo maior flexibilidade e adequação às necessidades de nossos clientes.

    a) SOS Unimed
    É o atendimento médico domiciliar, pré-hospitalar, nos casos de urgência/emergência, podendo ou não ocasionar a remoção do cliente para um hospital ou clínica da rede credenciada à Unimed-Rio. Essa assistência obedece às disposições contratuais próprias. Não são cobertos os atendimentos a pacientes que se encontrem em locais públicos. Os atendimentos, em caráter emergencial, abrangem os quadros clínicos agudos que impliquem em risco ou necessitem de atendimento imediato do paciente.

    O telefone do SOS Unimed no Rio de Janeiro é (21) 3461-3030 e nos demais estados, 0800 025 3130.

    Seguem localidades que o opcional SOS Unimed prevê cobertura:

    AL Maceió MG Belo Horizonte e Contagem RN Alecrim, Bairro Vermelho, Camocim, Candelária, Extremós, Natal, Parnamirim e Redinha
    AM Acácias, Manaus e Petrópolis MS Campo Grande RS Porto Alegre, Rio Grande e São Leopoldo
    BA Brotas, Cabula, Lauro de Freitas e Salvador MT Cuiabá SC Florianópolis, São José e Tijucas
    CE Fortaleza PA Belém SE Aracaju e Barra dos Coqueiros
    DF Brasília, Candangolândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Santa Maria, São Gonçalo, Sobradinho,Taguatinga e Valparaíso PB Bayeux, Cabedelo e João Pessoa SP Barueri, Butantã, Cotia, Diadema, Guarulhos, Itapecirica da Serra, Osasco, Perdizes, Planalto Paulista, Santo Amaro, Santo André, São Bernardo, São Miguel Paulista, São Paulo Capital, Taboão da Serra e Tatuapé
    ES Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha e Vitória PE Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife TO Palmas
    GO Goiânia PR Curitiba, Londrina e São José dos Pinhais MA São Luís
    RJ Todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro


    b) SOS Viagem
    É um benefício que oferece cobertura em viagens fora do território nacional para ocorrências como: assistência médica por lesão ou doença; transporte ou repatriamento no caso de lesão ou doença; prolongamento de estada; seguro de bagagem; assistência jurídica e financeira e antecipação de recursos, sempre conforme termos de contrato específico.

    O SOS Viagem é um opcional que assegura atendimento em caso de doenças ou imprevistos aos usuários que estejam em viagem ao exterior por um período de até 60 dias. Todos os serviços de assistência em viagens são prestados pela Assist-Card e pode ser acionado pelo telefone 0800 770 1636.

    c) Transporte Aeromédico
    É o serviço que, mediante solicitação do médico assistente, garante o transporte de pacientes em aeronaves, com recursos técnicos e profissionais próprios, de um centro médico hospitalar para outro com melhores recursos de atendimento, em todo o Brasil. Atuam 24 horas por dia. Essa assistência obedece às disposições contratuais próprias.

    O transporte aéreo será realizado por empresa contratada pela Unimed-Rio. O atendimento será feito de um estabelecimento médico e hospitalar para outro credenciado pelo Sistema Nacional Unimed, situado a mais de 50 quilômetros, com condições adequadas ao tratamento do paciente.

    d) Unimed Dental
    Assistência odontológica especializada em consultórios particulares credenciados em todo o Brasil, compreendendo atendimentos de urgência/emergência, radiologia, prevenção, dentística restauradora (restaurações), endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengivas), odontopediatria e cirurgia.

    e) Unimed Dental I
    Além das coberturas garantidas no Unimed Dental, assegura a cobertura para os seguintes procedimentos: coroa de Jaqueta acrílica em dentes anteriores; prótese Parcial Removível Provisória em Acrílico com ou sem Grampos; conserto de prótese total ou parcial e reembasamento de prótese total ou parcial.

    Importante:

  • Para atendimento odontológico no município do Rio de Janeiro, os profissionais devem ser escolhidos pelo guia odontológico ou pelo site www.unimedrio.com.br. Para atendimento em outras localidades, faça contato com as cooperativas odontológicas relacionadas no guia odontológico.
  • O período de carência para a cobertura odontológica (Unimed Dental e Unimed Dental I) é de 180 (cento e oitenta) dias, exceto consultas e radiografias periapicais em caráter de urgência ou emergência.
  • Os beneficiários inscritos no plano Unimed Dental I somente poderão migrar para o plano odontológico de menor cobertura (Unimed Dental) após 12 (doze) meses de permanência no plano de origem.
  • Os beneficiários inscritos no plano Unimed Dental que migrarem para o Unimed Dental I compensarão as carências já decorridas no plano inicial, devendo, no entanto, cumprir o prazo carencial de 180 dias para os novos procedimentos.

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