Sobre

 

Neste momento de mudança é natural que você tenha dúvidas sobre como funcionam os serviços da Unimed-Rio. Preparamos um resumo dos nossos principais processos para que você já possa se ambientar.

 

1) Autorizações Médicas

 

Alguns procedimentos não necessitam de autorização prévia da Unimed, basta você agendar diretamente com o medico cooperado ou serviço credenciado em nossa rede prestadora. São eles:

- Consultas em consultórios.
- Exames laboratoriais e radiológicos simples.
- Eletrocardiograma, ultrassonografia, eco cardiograma, teste ergométrico, densitometria óssea, endoscopia digestiva, mamografia, Holter, entre outros.
- Atendimento de urgência e emergência. Nos casos de internação a partir de atendimentos de urgência e emergência, o hospital credenciado será responsável pelo contato junto à Unimed, incluindo todos os procedimentos necessários até a alta do paciente. Caso você esteja fora da cidade do Rio de Janeiro, fique tranquilo, o Sistema Unimed garantirá o seu pleno atendimento.

Procedimentos que necessitam de autorização prévia da Unimed:

- Exames de alta complexidade como cintilografia, ressonância magnética, tomografia, colonoscopia, histeroscopia, exames de genética, dentre outros.
- Cirurgias Eletivas.
- Remoções terrestres inter hospitalares - quando solicitada pelo médico assistente em relatório, descrevendo a impossibilidade de locomoção do cliente.

E como solicitar sua autorização?

- Para exames, a nossa rede credenciada é responsável pela solicitação da autorização. Basta agendar seu exame e aguardar o retorno do prestador com resposta da solicitação em até três dias úteis.
- Para Cirurgias Eletivas – você deverá solicitar pelo nosso site www.unimedrio.com.br, na opção “Cirurgia Eletiva” ou pelo e-mail cirurgiaeletiva@unimedrio.com.br ou cirurgiaeletivaintercambio@unimedrio.com.br (clientes fora do Rio). Será necessário apresentar o pedido e relatório médico. Para alguns procedimentos cirúrgicos poderá ser necessária a apresentação de laudos de exames complementares. Em caso de dúvidas, ligue para a gente!

Como recebo a confirmação da senha de autorização de internação?

- Na cidade do Rio de Janeiro
A senha de autorização é enviada por SMS (mensagem de texto no celular), e-mail ou telefone.

- Fora da cidade do Rio de Janeiro
Você receberá uma mensagem da Unimed-Rio, com a resposta da sua solicitação. Para exames, o prazo será de até 10 dias e, para procedimentos cirúrgicos eletivos, de até 18 dias corridos.

Caso você não receba o retorno dentro deste prazo, entre em contato com nossa nossa Central de Informações/Serviços: 4020-3861 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 039 3858 (Demais localidades – interior).

IMPORTANTE: Para garantir o retorno da sua senha de autorização, mantenha sempre seu e-mail e telefones atualizados na área exclusiva do cliente (clique aqui para acessar agora) ou entre em contato com nossa Central de Informações/Serviços para atualizar o seu cadastro.


2) Reembolso

Seu plano possui cobertura de reembolso? Veja como proceder:

Documentos necessários para solicitar seu reembolso:

- Cópia do cartão de identificação do titular do plano.
- Recibo original com o nome do prestador do serviço discriminado ou Nota Fiscal Eletrônica e laudos relacionados ao procedimento realizado.
- Cópia do CPF.
- Cópia de um documento com dados bancários do titular do plano para o crédito.
- Telefones para contato e o e-mail.


Prazo para pagamento de seu reembolso:

Seu reembolso será efetuado em até 30 dias, após registro do protocolo e recebimento da documentação necessária informada acima.

IMPORTANTE: Não é possível depósito em conta poupança, conta salário, conta de terceiros e conta de dependentes.

Locais para entrega da documentação:

- Na cidade do Rio de Janeiro
Correios – Carta registrada para o endereço Rua do Ouvidor 161 – 8º andar – Centro – Rio de Janeiro – CEP: 20040-030.
Lojas de Atendimento – Veja os endereços no nosso site www.unimedrio.com.br

- Fora da cidade do Rio de Janeiro
Correios – Carta registrada para o endereço Rua do Ouvidor 161 – 8º andar – Centro – Rio de Janeiro – CEP: 20040-030.

Caso prefira, você pode enviar a documentação por email para: solicitacaoreembolso@unimedrio.com.br.


3) Serviços On line

Acesse aqui a área exclusiva do cliente e aproveite nosso site para facilitar a sua vida. Você pode: 
- Acompanhar seus pedidos de reembolso
- Acompanhar seu pedido de internação
- Solicitar débito automático
- Solicitar segunda via de boleto on line ou via correio
- Solicitar seu demonstrativo de co-participação
- Comprovante de pagamento
- Atualização do seu cadastro e muito mais!


4) Alterações Cadastrais

Inclusão/Exclusão/Alteração de endereço/Contatos (telefone fixo, celular, e-mail)


Você pode incluir e excluir dependentes, e alterar seu endereço e contatos por e-mail de onde você estiver. Basta que você envie a documentação abaixo digitalizada para atualizacadastro@unimedrio.com.br.

Inclusão de dependentes: filhos e cônjuges.

- Cópia da certidão de nascimento
- Cópia do RG
- Carta do titular solicitando a inclusão
A inclusão do recém-nato e cônjuge deverá ocorrer em até 30 dias da data do nascimento ou do seu casamento. Caso a solicitação ultrapasse este prazo, serão aplicadas  as carências estabelecidas em seu contrato.

 

Exclusão de dependentes:

- Cópia do RG
- Carta do titular com a solicitação de exclusão do dependente.

 

Cancelamento de contrato:

- Cópia do RG
- Carta do titular com a solicitação de cancelamento do contrato.


5) Boleto bancário


Em outubro os boletos com vencimento do dia 1 ao 6 foram alterados para o dia 7. Todas as demais datas de vencimento permanecem sem alteração.

Você pode aderir ao Débito automático ligando para a nossa nossa Central de Informações/Serviços: 4020-3858 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 039 3858 (Demais localidades – interior) ou em nosso site www.unimedrio.com.br.

Se você não receber seu boleto até a data do vencimento, ligue para a gente ou retire a 2ª via do boleto na área exclusiva do cliente em nosso site www.unimedrio.com.br.


6) Prazos máximos para atendimento


Para nós, serviço é respeito. Por isso, seguimos os prazos de atendimento estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde.

 

SERVIÇOS PRAZOS (em dias úteis)
Consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia 07 (sete)
Consulta nas demais especialidades 14 (catorze)
Consulta/sessão com fonoaudiólogo 10 (dez)
Consulta/sessão com nutricionista 10 (dez)
Consulta/sessão com psicólogo 10 (dez)
Consulta/sessão com terapeuta ocupacional 10 (dez)
Consulta/sessão com fisioterapeuta 10 (dez)
Consulta e procedimentos realizados em consultório/ clínica com cirurgião-dentista 07 (sete)
Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial 03 (três)
Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial 10 (dez)
Procedimentos de alta complexidade (PAC) 21 (vinte e um)
Atendimento em regimento hospital-dia 10 (dez)
Atendimento em regime de internação eletiva 21 (vinte e um)
Urgência e emergência
Imediato
Consulta de retorno
A critério do profissional
pelo atendimento


IMPORTANTE: Para garantir a qualidade e agilidade do seu atendimento dentro dos prazos acima mencionados, é fundamental que você apresente a documentação necessária quando solicitada.


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