Reajuste anual

ANS divulga reajuste autorizado para planos individuais

.........................................................................................................................................................................................................................

Os planos individuais/familiares sofrem dois tipos de reajuste: o anual, regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e o por mudança de faixa etária, que ocorre cada vez que o beneficiário muda de idade e se enquadra em uma nova faixa etária pré-definida em contrato. Ambos podem incidir coincidentemente no mesmo mês.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou no dia 19/05/2017 o índice de reajuste de 13,55% a ser aplicado aos planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares no período compreendido entre maio de 2017 e abril de 2018.

O percentual é válido para os planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98.

De acordo com as normas da ANS, o índice de reajuste só pode ser aplicado a partir do mês de maio, sempre considerando a data de aniversário (assinatura) de cada contrato.

No entanto, como a divulgação do percentual de reajuste só ocorreu após o processamento da fatura dos meses de maio e junho de 2017, a própria ANS autoriza a cobrança retroativa referente a esses meses.

Nesses casos, as mensalidades de julho e agosto (se o aniversário do contrato for em maio) ou apenas de julho (se o aniversário do contrato for em junho) serão acrescidas dos valores referentes à cobrança retroativa.


ATENÇÃO! CLIENTES EX-GOLDEN CROSS COM CONTRATOS ANTERIORES A 1994
A sua regra de reajuste anual não segue o mês de aniversário do seu contrato. O seu reajuste será aplicado nos seguintes meses:
Planos com segmentação SEG assinados até 07/1994: são reajustados em julho.
Planos com segmentação AIS assinados até05/1994: são reajustados em maio.

Dica

Dica