Comitê de Bioética


Após treinamento e encontros, grupo é formado para suporte a dilemas na assistência

No dia 29 do mês de agosto, foi inaugurado o Comitê de Bioética Clínica do Hospital Unimed-Rio, sob a direção Médica de Paulo Henrique Bloise e presidido pela médica Rafelly Faitanin.

A iniciativa contou com total apoio do diretor geral do hospital – Gabriel Massot –, com o entendimento da necessidade de se criar um comitê dedicado ao debate das questões bioéticas enfrentadas no dia a dia da unidade, apoiando os médicos e demais profissionais de saúde envolvidos no atendimento ao paciente, bem como os próprios pacientes e seus familiares.

Tais profissionais, muitas vezes, deparam-se com questões difíceis, envolvendo decisões acerca de tratamento, nutrição, autonomia do paciente e seus familiares, religião, diretivas antecipadas de última vontade, decisão de não reanimar, direito a morte digna, não intervenções heróicas e uma série de temas tormentosos, mas necessários e presentes em todo centro de saúde.

O comitê foi desenhado sob a orientação do médico e pós-doutor em Bioética, chefe do serviço de Bioética Clínica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Josimário Silva, profissional especialmente convidado pela direção para promover a implantação do departamento.

Todo o trabalho de implantação do Comitê foi supervisionado pelo setor de Qualidade, sob a coordenação da enfermeira Cássia Gomes, e o resultado é a constituição de um grupo multiprofissional, que conta com a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistente social, bem como com a presença do ouvidor e ainda do advogado – Fernando Charnaux Rocha – responsável pelo suporte jurídico do hospital.

Inicialmente, o grupo se reunirá quinzenalmente para discussão dos casos, convidando eventualmente profissionais de fora e que possuam expertise no tema, objetivando agregar conhecimento para a criação de diretrizes sobre questões recorrentes, além de apoiar os envolvidos nos dilemas morais e éticos.

Segundo Gabriel Massot, este é um importante passo na melhoria da qualidade dos serviços médicos e hospitalares do Hospital Unimed-Rio, com ênfase na humanização do ambiente, respeitando os direitos dos pacientes. O comitê dará apoio aos profissionais envolvidos na assistência nos momentos de decisões difíceis, que envolvem o bem-estar do paciente e de seus familiares.