Nós da Unimed-Rio utilizamos cookies por diversas razões, principalmente, para o correto funcionamento do site e seus serviços, garantir sua segurança, melhorar a sua experiência e personalizar nossa publicidade. Ao consumir nosso conteúdo e serviços você concorda com nossa política de cookies. Para saber mais, conheça nossa Política de Privacidade.
CONCORDAR

Sorologia para Sars-Cov 2

Entenda como funciona a autorização do exame

........................................................................................................................................................................................................................................

No dia 13 de agosto, foi determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a inclusão dos testes de sorologia para Sars-Cov 2 na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde.
O exame detecta a presença de anticorpos (IgG ou anticorpos totais) produzidos pelo organismo após exposição ao novo coronavírus.

Saiba mais detalhes sobre a resolução e esclareça suas dúvidas

Em quais situações existe cobertura para o exame de Sorologia para Sars - Cov 2?
Existe cobertura para o exame de sorologia para Sars-Cov2 nas seguintes situações:

a) Pacientes com sintomas de gripe ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do 8º dia do início dos sintomas.

- Sintomas de Gripe: pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade para respirar.

- Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): pessoa com desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.

b) Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-CoV-2.

Em quais situações não existe cobertura para o exame de Sorologia para Sars-Cov2?
O exame de sorologia para Sars-Cov 2 não é coberto quando o paciente está em um dos seguintes critérios de exclusão:

a) Pacientes que tenham tido resultado de RT-PCR prévio positivo para SARS-CoV-2
b) Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo
c) Pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de 1 semana (exceto para os pacientes que se enquadrem no item b dos critérios de cobertura)
d) Pacientes cuja prescrição tem finalidade de rastreamento, retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado
f) Verificação de imunidade pós-vacinal, quando disponível.

Quais informações devem constar no pedido médico?
O pedido médico deve especificar o tipo de exame a ser solicitado: SARS-CoV-2 (Coronavírus COVID-19) – PESQUISA DE ANTICORPOS IgG ou Anticorpos totais, a data de início dos sintomas e os critérios de indicação pelo médico assistente.

Meu pedido médico atende aos requisitos necessários. Como devo proceder para realização do exame de sorologia para Sars-Cov 2?
Neste caso, você deverá entrar em contato com a Central de Atendimento dos laboratórios credenciados para realização do exame. São eles: Eliel Figueiredo e Rede Dasa (Bronstein, Sergio Franco, Lamina e Alta), de acordo com a sua rede, apresentar o pedido médico com os critérios do item anterior preenchidos e aguardar o retorno da Unimed-Rio quanto à autorização. O prazo para análise é de 2 dias úteis.

Onde posso fazer o exame de sorologia para Sars-Cov 2?
Atualmente, os laboratórios credenciados para a realização do exame de sorologia para Sars-Cov 2 são:

- Eliel Figueiredo
- Rede Dasa (Bronstein, Sergio Franco, Lamina e Alta)

Lembre-se de conferir sua rede de atendimento contratada.

Tenho um pedido médico com data anterior à determinação da ANS. Posso fazer o exame de sorologia para Sars-Cov 2?
Como a Resolução nº 460 da Agência Nacional de Saúde foi publicada no Diário Oficial da União em 14/8/2020, o ideal é que você procure seu médico assistente e solicite uma reavaliação médica.

Tenho um pedido médico para o exame IGG/IGM para Covid-19, sem data. Posso fazer o exame com este pedido?
O exame Igg/Igm foi retirado da cobertura em 17/7/2020 pela Agência Nacional de Saúde. Portanto, não há cobertura com este pedido médico. Além disso, como a Resolução nº 460 da Agência Nacional de Saúde foi publicada no Diário Oficial da União em 14/8/2020, o ideal é que você procure seu médico assistente e solicite uma reavaliação médica.

Para os pedidos médicos em que os atendimentos foram de forma presencial é necessário o carimbo e assinatura do médico?
Nos atendimentos presenciais, o pedido médico deve ter a identificação do médico: nome e CRM legíveis e assinatura do médico.

Dica

Dica