Bioética em pauta


Hospital promove encontro para montar sua Comissão de Bioetica Clínica

Foi realizado, no dia 24/7, o Encontro de Bioética com gestores das áreas assistenciais e administrativas do Hospital Unimed-Rio. O intuito do evento foi orientar e mostrar o trabalho das comissões de bioética hospitalares no que diz respeito à solução de conflitos na assistência de saúde, além de formar a própria Comissão de Bioética Clínica do Hospital Unimed-Rio.

Os trabalhos são conduzidos pelo professor Josimário Silva, presidente do Instituto Pernambucano de Bioética e Biodireito (IPBB), e foram concluídos na sexta-feira, 26/7, com uma grande palestra aberta a todos os colaboradores da unidade.

"Um dos movimentos mais importantes é prever possíveis dilemas éticos que possam surgir, de modo que seja possível tomar as decisões com maior antecedência e de maneira calma. Situações como as que envolvem pacientes de longa permanência, cirurgias de altíssima complexidade, doentes crônicos e crenças religiosas estão nesse grupo de casos, e a consciência sobre a importância da mediação e do diálogo com pacientes e familiares precisa fazer parte da cultura da instituição e de seus colaboradores", comentou Josimário Silva.