O Hospital Unimed-Rio recebe Certificação Nacional


HOSPITAL UNIMED-RIO CONQUISTA CERTIFICADO DA ONA


Em janeiro de 2017, o Hospital Unimed-Rio (HUR) recebeu o título de Acreditado Pleno da Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão que desenvolve um dos mais importantes e abrangentes processos de avaliação e certificação dos serviços de saúde de todo o país.

Válida por dois anos, a acreditação confirma que, além de atender aos critérios de segurança, o HUR apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. “A conquista do certificado de acreditação é um importante sinal de que estamos no caminho certo, prestando a melhor assistência possível aos nossos pacientes. Prova disso são as pesquisas de satisfação que realizamos, periodicamente, cujos resultados já chegaram a 100%”, destaca Monica Guedes, diretora do Hospital Unimed-Rio.

As acreditações são como uma auditoria, e as próprias instituições solicitam a avaliação, que leva em consideração tópicos, como liderança e administração; organização profissional; atenção ao paciente e infraestrutura. O HUR aderiu ao processo de Acreditação Hospitalar no intuito de aprimorar os procedimentos assistenciais e administrativos, visando um atendimento de excelência aos seus pacientes.

Hospital Unimed-Rio em números
Inaugurado em dezembro de 2012, o Hospital Unimed-Rio está voltado para o atendimento dos procedimentos de média e alta complexidades. A unidade, localizada na Barra da Tijuca, tem 220 leitos, 1.851 colaboradores e contabiliza mais de 33 mil internações e 180 mil exames eletivos realizados, com índice de satisfação dos clientes de 93%. Só em 2016, foram realizados no hospital 11.957 procedimentos cirúrgicos.

Organização Nacional de Acreditação
Fundada em 1999 por entidades públicas e privadas do setor de saúde, a ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que, em parceria com entidades da área, atua em prol da segurança e melhoria do atendimento ao paciente nas unidades. Sua metodologia de avaliação foi desenvolvida a partir de modelos de acreditação utilizados em países, como Estados Unidos, Canadá, Espanha e Inglaterra. Para ser utilizado nacionalmente, o manual da ONA foi testado em instituições de saúde nas cinco regiões do Brasil.