Excelência em cuidar


Hospital Unimed-Rio é Acreditado com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação



O ano começou com uma grande notícia para o Hospital Unimed-Rio. Após visitas de avaliação realizadas no final de 2018, a instituição recebeu, no mês de janeiro, a certificação de Acreditada com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Isso significa segurança no atendimento aos pacientes, já que a entidade avalia as unidades de saúde segundo critérios rígidos de qualidade assistencial.



"Ficamos realmente muito felizes com o que vimos aqui, com o desenvolvimento do hospital e de seus protocolos e processos assistenciais, bem como com o envolvimento de todas as equipes. Parabéns a todos!" declarou Rubens Covello, CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), órgão credenciado pela ONA e responsável pela condução do processo.



A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade em serviços de saúde. Tem um caráter eminentemente educativo e voluntário, voltado para a melhoria contínua dos processos e protocolos assistenciais. A certificação obtida pelo Hospital Unimed-Rio é de Nível III, a mais alta concedida pela ONA.



"Um processo como esse exige muito empenho e dedicação, mas isso faz parte do nosso trabalho, que é o de buscar a excelência assistencial no dia a dia. Pude perceber que todos vestiram a camisa em prol desse objetivo, e isso me enche de orgulho. Vamos para o próximo passo, de um novo ciclo de avaliações e da manutenção dessa Acreditação", declarou o diretor Geral do Hospital Unimed-Rio, Gabriel Massot.



De fato, a união das equipes foi um diferencial para a obtenção do certificado, ponto destacado pelo diretor Médico da unidade, Paulo Henrique Ribeiro Bloise. "Todas as nossas equipes compraram essa ideia, se dedicaram, e o resultado está aí. Não se consegue algo assim sem a união e um esforço multidisciplinar", disse. "Não posso também deixar de mencionar que essa conquista só foi possível graças ao envolvimento da alta gestão do hospital e da cooperativa, que se uniram em torno dessa causa", completou.

Tratamento da Sepse



Outra conquista recente, obtida durante as mesmas visitas de avaliação do IQG realizadas em dezembro do ano passado, foi a manutenção do Certificado de Distinção na Identificação e Tratamento da Sepse, emitido pelo Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS). Entende-se por sepse um conjunto de manifestações graves decorrentes de uma infecção.



O feito se deve, em grande parte, à implantação do Protocolo de Sepse, bem como à formação do Time de Sepse na unidade, responsável pelo monitoramento e constante melhoria dos processos referentes ao protocolo.