FAQ - Migração de Clientes Pessoa Física Para a Unimed Ferj
Dúvidas referentes à migração
A Unimed-Rio deu entrada em um processo de solicitação de alienação voluntária para a Unimed Ferj de contratos de clientes pessoa física que residem no estado do Rio de Janeiro, mas fora dos municípios de atuação da Unimed-Rio, que são as cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.. Este pedido foi aprovado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Ambas fazem parte do Sistema Unimed, o maior sistema de cooperativismo médico do Brasil e do mundo. A Unimed-Rio tem atuação restrita às cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Já a Unimed Ferj opera em todo o território do estado do Rio de Janeiro, contemplando 92 municípios.
Ao todo, serão transferidos 14.511 beneficiários, entre titulares e dependentes, de contratos individuais ou familiares de assistência médica residentes no estado do Rio de Janeiro, com exceção de moradores dos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias, que permanecerão na Unimed-Rio. Os beneficiários vinculados a planos exclusivamente odontológicos não serão transferidos.
Dúvidas referentes ao contrato
Não será necessário assinar o contrato novamente. A ANS autorizou a alienação do seu contrato e, portanto, ele segue tendo validade em seus termos, só que, a partir da data estabelecida, o vínculo será diretamente com a Unimed Ferj, e não mais com a Unimed-Rio.
A rede permanece igual, sem qualquer alteração. Em função da mudança de operadora, pode haver mudança no nome do seu plano, mas a rede permanecerá a mesma, independentemente de haver mudança no nome do plano.
Com a mudança de Operadora, o cartão do plano também vai mudar. Desta forma, o cartão emitido pela Unimed-Rio deixará de ser utilizado, sendo substituído pelo da nova Operadora. Na Unimed Ferj o cartão de identificação é exclusivamente digital e é acessado por meio do Aplicativo da Unimed Ferj (App Unimed Cliente).
Clique aqui para ver informações sobre como acessar e utilizar.
Mas atenção: até que sejam cumpridas todas as fases da migração e você receba as orientações da Unimed Ferj sobre seu novo cartão, você poderá utilizar a carteirinha e os serviços da Unimed-Rio normalmente.
Não haverá mudanças. Os prazos de carência do seu plano espelharão a condição do plano anterior. Ou seja, não há qualquer risco de acréscimo ou modificação destes prazos.
Após a migração, o pedido deverá ser feito diretamente à Unimed Ferj.
Sim. Não haverá qualquer mudança em relação a isso.
No caso dos contratos de saúde que incluem planos odontológicos, estes serão migrados juntamente com o plano de saúde. No entanto, os contratos exclusivamente odontológicos permanecerão com a Unimed-Rio.
A rede permanece igual, sem qualquer alteração.
A cobertura e opcionais permanecem iguais, sem qualquer alteração.
Não. Conforme comunicado da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a transferência dos planos entre a Unimed-Rio e a Unimed Ferj, não impactará em novas contagens do prazo de Cobertura Parcial Temporária (CPT) do seu plano. Ou seja, haverá aproveitamento total dos prazos já cumpridos. Importante: o beneficiário que ainda estiver em período de Cobertura Parcial Temporária (CPT), irá cumprir o tempo restante na nova operadora.
Dúvidas referentes à assistência à saúde
Sim. Não haverá qualquer mudança por conta da migração.
Não haverá mudanças no padrão de acomodação do seu plano (enfermaria ou apartamento). Ele permanecerá o mesmo do plano de origem.
As senhas de autorização não utilizadas no período em que o contrato ainda estava ativo na Unimed-Rio perdem a validade após a exclusão/cancelamento do contrato no sistema, sendo assim, o cliente deverá solicitar nova liberação diretamente a sua atual operadora de saúde, a FERJ.
Não haverá alteração na permanência no hospital por conta da migração. O que determinará a permanência ou a alta do paciente será a avaliação médica da equipe do hospital.
As senhas de autorização não utilizadas no período em que o contrato ainda estava ativo na Unimed-Rio perdem a validade após a exclusão/cancelamento do contrato no sistema, sendo assim, o cliente deverá solicitar nova liberação diretamente a sua atual operadora de saúde, a FERJ.
O tratamento segue mantido com as mesmas condições na nova operadora.
Antes da migração:
Estando o contrato ATIVO no sistema os tratamentos autorizados podem ser realizados.
Após migração:
Estando os contratos já excluídos/cancelados no sistema o cliente deverá solicitar nova liberação com sua atual operadora de saúde, a FERJ.
Depende da data de realização da cirurgia. Se ela tiver ocorrido antes da migração, o pedido deve ser solicitado à Unimed-Rio. Se tiver acontecido depois da migração, a solicitação deve ser feita à Unimed Ferj.
Se você deu entrada em um pedido de reembolso antes da migração e enviou todos os documentos necessários, você será reembolsado normalmente, dentro do prazo acordado, mesmo que a migração já tenha ocorrido.
Dúvidas referentes a questões financeiras
Não haverá mudanças no valor do plano devido à transferência.
As hipóteses de alteração do valor do plano, são as aplicações dos reajustes, anual ou por alteração de faixa etária, exatamente nos mesmos termos do plano Unimed-Rio.
Importante: Caso o mês-base de aplicação do reajuste anual ou de mudança de faixa etária por algum dos beneficiários, coincida com o mês em que ocorre a transferência, o valor da mensalidade será alterado. Contudo, esta atualização da mensalidade não terá relação com a transferência, mas sim com a aplicação do reajuste.
Nada muda em relação ao boleto, seja em valor ou data de pagamento. Após a migração, ele seguirá sendo emitido pela Unimed Ferj. Pague normalmente seu boleto na data de vencimento já conhecida. Importante: certifique-se sempre que o boleto foi realmente emitido pela sua operadora.
Como a migração ocorrerá após o exercício fiscal, você precisará retirar o comprovante com a Unimed-Rio, excepcionalmente para o IR 2024. No período adequado, faça contato com a Unimed-Rio para retirar seus comprovantes.
Dúvidas referentes a canais de atendimento
Com a transferência do plano, da Unimed-Rio para Ferj, também mudarão os canais que você costumava falar para tratar de questões assistenciais do seu plano. Agora, sempre que você precisar entrar em contato com a Operadora, o contato deve ocorrer nos canais de atendimento da Unimed Ferj.
WhatsApp – 24h, todos os dias.
0800 882 0800
SAC – 24h, todos os dias
0800 970 9080
Portal do cliente Unimed Ferj
www.unimedrj.coop.br
E se precisar falar com a Unimed-Rio sobre alguma questão anterior à migração, ligue para 4020-3861.
Depende do dia do atendimento. Se a data do atendimento for antes da migração, será a Unimed-Rio. Se for depois, será a Unimed Ferj.