Sobre nós
Conheça mais sobre a Unimed-Rio
Somos uma empresa criada e dirigida por médicos, por isso, temos em nossa essência o cuidado às pessoas. Hoje, somos uma das maiores cooperativas médicas do Brasil, com mais de quatro mil cooperados, e integramos a maior cooperativa médica do mundo: o Sistema Unimed, com mais de 117 mil cooperados. Temos o cuidado em nossa essência e o compromisso de oferecer cada vez mais oportunidades de trabalho aos nossos médicos.
Fatos importantes:
1 - Nascemos como uma startup na década de 70
A Unimed-Rio é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo que teve início há mais de 50 anos, quando um grupo de 27 médicos teve a ousadia de criar uma pequena cooperativa para garantir trabalho e remuneração digna para a classe.
2 – Integramos o maior sistema cooperativista de médicos do mundo
Fazemos parte do sistema Unimed, que engloba 340 cooperativas com gestões administrativa, financeira e assistencial independentes e que possui mais de 117 mil médicos cooperados. Enquanto singular desse sistema, somos uma das maiores em número de médicos cooperados – mais de quatro mil.
3 – De uma cooperativa médica a um grupo econômico
Hoje, a Unimed-Rio é um grupo econômico, com diversos tipos de negócios para garantir o melhor cuidado e atenção às pessoas. Temos um hospital de excelência e totalizamos participações em 10 empreendimentos nos ramos da saúde e seguros.
A Unimed-Rio em números
MAIOR REDE
de médicos do Rio de Janeiro
+ DE 4 MIL
consultórios espalhados na cidade
+ DE 60
especialidades
Diretoria
Conselho Administrativo
Diretoria Executiva
- Presidente: Antonio Romeu Scofano Junior
- Diretora Médica: Denise de Abreu Durão
- Diretora Administrativa: Kátia Davy Bello
- Diretor Financeiro: Casimiro Villela Junqueira Filho
- Diretor de Mercado: Carlos José Bichara Junior
- Membros Vogais
- Alexandre Rachid de Souza
- André Filipe Marcondes Vieira
- Antonio Henrique Menezes Raposo de Almeida
- Breno Caiafa
- Fernando Cesar David Silva
- Jeane Pereira da Silva Juver
- João Luiz Schiavini
- Joaquim Altamir Oquendo Junior
- Liszt Palmeira de Oliveira
- Ricardo Krapp Tavares
- Membros Suplentes
- Arnaldo José Noronha Filho
- Tiago Doyle Maia de Oliveira
Conselho Técnico
Membros Efetivos
-
- Adalto Ferreira Lima Júnior
- Ana Rosa Castellões dos Santos
- Diogo Arruda Camara Pereira de Lucena
- Marco Antonio de Mattos
- Paulo Sergio da Silva Reis Junior
- Rafael Henrique Szymanski Machado
- Renato Brito de Alencastro Graça
- Membros Suplentes
- Kassie Regina Neves Cargnin
- Rômulo Capello Teixeira
Conselho Fiscal
- Membros Efetivos
- Antonio Carlos Eberienos Assad
- Norton Fernandes Lima
- Carlos Frederico dos Santos Bernardo
- Membros Suplentes
- Leonardo Bastos Tostes
- Marcelo Daher
- Yara Maria Moura Batista Pereira Serra Lima
Nossa História
“Aos oito dias do mês de Dezembro de mil novecentos e setenta e um, às vinte e uma horas, na Av. Mem de Sá, número cento e noventa e sete, nesta cidade do Rio de Janeiro, estado da Guanabara, reuniram-se de livre e espontânea vontade, com o fito de constituir uma sociedade Cooperativa de Serviços Médicos e Hospitalares, nos têrmos da Lei em vigor, as seguintes pessoas”.
Estas palavras, transcritas como foram lavradas na ata da assembleia de constituição da Comeg – o primeiro nome da Unimed-Rio –, foram seguidas por 27 nomes e quarenta anos de profundas transformações na sociedade brasileira, na Medicina e, obviamente, na organização que surgia.
Assegurar qualidade na prática médica, dar mercado aos profissionais e eliminar a intermediação comercial na prestação de serviços médicos. Com estes objetivos, ganhou forma, no final dos anos 60, o cooperativismo médico.
No Rio de Janeiro, a liderança do movimento coube à Sociedade de Medicina e Cirurgia e ao Conselho Regional de Medicina, que criaram a Comeg – Cooperativa de Serviços Médicos e Hospitalares do Estado da Guanabara, que se tornou Unimed-Rio após a extinção do Estado da Guanabara. Certamente, os 27 médicos assinaram a ata de fundação não suspeitavam que estavam dando o primeiro passo de uma longa trajetória de sucesso.
A matriz social que inspirou a criação da Comeg foi a União dos Médicos, surgida em Santos, SP, quatro anos antes. Diante de um modelo público de assistência com muitas falhas, e percebendo que a medicina privada estava progressivamente sendo objeto de intermediação mercantil, médicos santistas liderados por Edmundo Castilho desenvolveram um modelo empresarial cooperativista que rapidamente se expandiu, a ponto de tornar-se a maior experiência de cooperativismo de trabalho médico no mundo já no final da década de 90.
Trajetória
Concebida com o propósito de cuidar bem das pessoas e oferecer trabalho digno e sem intermediação para seus sócios, essa sociedade se transformou em grupo, o Grupo Unimed-Rio, mas continua olhando para o futuro com alguns compromissos originais inabalados: colaboração, valorização da vida e da prática médica.
Hoje, o Grupo Unimed-Rio possui mais de quatro mil cooperados e participação em 10 diferentes negócios no ramo da saúde e seguros. Mas isso começou a ser construído bem antes.
A primeira sede da Comeg foi a mesma sala da Av. Mem de Sá, até que no ano seguinte foi instalada numa sobreloja da Av. Franklin Roosevelt, 39, no Centro. Em setembro de 1973, num marco histórico importante, a Comeg assinou seu primeiro grande contrato, com o Banco Denasa de Investimentos, que foi representada pelo seu então diretor Juscelino Kubitschek de Oliveira, ex-presidente da República.
Com a extinção do estado da Guanabara, em 74, a Comeg muda de nome e vê nascer a Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro Ltda. Ainda na primeira metade dos anos 70, a cooperativa já havia atingido a marca de 25 mil clientes enquanto plano de saúde, um indicador bastante expressivo da maturação inicial da empresa, permitindo que os anos 80 fossem de crescimento para a organização, que em meados da década ocupa sua primeira sede própria no bairro de Benfica. Neste mesmo período o sistema Unimed ganhava força e capilaridade em termos nacionais, e já se apresentava como marca reconhecida no setor de saúde suplementar.
Crescimento e profissionalização
Os anos 90 marcam o início de um intenso movimento de profissionalização administrativa e, mais do que isso, pela qualificação dos serviços e um novo posicionamento de mercado. Em 1992, a Unimed-Rio fez suas estreias em anúncios na TV – uma ferramenta que iria ser decisiva para a consolidação de sua imagem diferenciada ao longo da década.
Em 1995 parte da estrutura da empresa é instalada numa nova sede, na Rua do Ouvidor, 161, onde hoje está instalada a Loja de Relacionamento Centro. Mesmo em franco processo de melhoria de sua administração, no fim da década de 90 a Unimed-Rio, como boa parte dos planos de saúde, passa a enfrentar algumas instabilidades. O mercado, sob os efeitos de uma inédita regulamentação para o setor, a abertura da economia e em um cenário ainda marcado pela cultura inflacionária, havia mudado.
A guinada dos anos 2000
Em 1998, a empresa contava pouco mais de 230 mil clientes, tinha dificuldade de crescer e operava com prejuízo, mas com uma nova gestão, tem início um plano de crescimento com alguns elementos centrais. Primeiro, uma injeção de capital, promovida pelos médicos em 2001, que pôde alavancar investimentos e equilibrar a operação – uma necessidade imposta pelo novo ambiente de negócios que se desenhou no fim dos anos 90 e que até hoje mantém essa característica.
Segundo, um amplo e preciso reposicionamento de marca, imagem e estratégias mercadológicas, que foi iniciado em 2003, com a empresa já equilibrada em termos econômico-financeiros. A partir de uma ideia simples, altamente ligada à essência histórica da Unimed-Rio, o bem-estar e a vida passaram a ocupar o lugar central no relacionamento com o público. Em termos práticos, estes dois fatores fizeram a Unimed-Rio saltar da posição de uma empresa simpática, porém pequena e tímida, para uma das maiores empresas do Brasil, mesmo tendo sua atuação limitada aos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.
As dificuldades se transformam em oportunidades
A situação, no entanto, mudou e uma grave crise institucional teve desdobramentos de marca, políticos, assistenciais e financeiros que levaram a Unimed-Rio a entrar no Regime de Direção Técnica e Fiscal pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O que poderia ser o fim da linha se tornou, na verdade, uma oportunidade para a cooperativa avançar em caminhos para fortalecer seu modelo de governança e minimizar impactos de eventos adversos.
Por definição do próprio órgão regulador, tanto a Direção Técnica, quanto a Direção Fiscal, que vigoraram entre 2014 e 2024, não tinham caráter de intervenção, e sim de acompanhamento. Dessa forma, seguimos com desafios regulatórios e cumprindo o acordo com órgãos públicos.
As dificuldades se transformaram em oportunidades, e foi assim que a Unimed-Rio passou de uma cooperativa para um grupo econômico de saúde, que hoje já conta com participações em 10 tipos de negócios, variando de controle 100% próprio, sociedades e parcerias. Fazem parte do Grupo Unimed-Rio o Instituto Unimed-Rio e a Unimed-Rio Participações e Investimentos.
A linha do tempo da Unimed-Rio
1971 – Criação da Comeg
1974 – Em julho, o estado da Guanabara é extinto e a cooperativa assume seu nome atual: Unimed-Rio
1977 – A Unimed-Rio atinge a marca de 25 mil clientes
1997 – A Unimed-Rio chega à internet, com seu site corporativo
2006 – É ultrapassada a marca de meio milhão de clientes
2010 – A Unimed-Rio concretiza o projeto de verticalização com a inauguração do seu primeiro Pronto Atendimento, na Barra da Tijuca
2011 – Inaugurado o Espaço Para Viver Melhor (EPVM), em Botafogo, e mais uma unidade de Pronto Atendimento, desta vez em Copacabana
2013 – Em janeiro é aberto na Barra da Tijuca o Hospital Unimed-Rio, voltado a procedimentos de alta e média complexidade, e em julho do mesmo ano. No mesmo bairro, é inaugurado o Centro de Excelência Física
2014 – Aberto o Centro de Excelência Oncológica, parceria entre a Unimed-Rio e a Oncoclínica
2020 – A Unimed-Rio expande a parceria com o Grupo Oncoclínicas e as duas empresas realizaram a aquisição do Hospital Fundação do Câncer, localizado no Méier, que passa a se chamar Marcos Moraes
2021 – A Unimed-Rio comemora 50 anos e ultrapassa a histórica marca de 800 mil clientes e inaugura o Pronto Atendimento Méier
2022 – Abertura da segunda unidade do Cefis, na Tijuca