FAQ - Migração de Clientes Adesão Para a Unimed Ferj

Dúvidas referentes à migração

A Unimed-Rio deu entrada em um processo de solicitação de alienação voluntária de clientes de sua carteira que residem fora dos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, suas áreas específicas de atuação para a Unimed Ferj. Este pedido foi aprovado pela ANS.

Ambas fazem parte do Sistema Unimed, o maior sistema de cooperativismo médico do Brasil e do mundo. A Unimed-Rio tem atuação restrita às cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Já a Unimed Ferj opera em todo o território do estado do Rio de Janeiro, contemplando 92 municípios.

Caso sua residência seja fora dos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, a migração foi autorizada pela ANS de forma compulsória. Se você comprovar residências nestes dois municípios, deve procurar a Supermed para fazer a atualização cadastral e/ou firmar um novo contrato.

Serão migrados nesta etapa contratos de adesão vinculados exclusivamente à administradora de benefícios Supermed referentes a titulares e seus respectivos dependentes residentes no estado do Rio de Janeiro, mas fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. No total, este recorte inclui aproximadamente 30 mil beneficiários.

Dúvidas referentes ao contrato

Sim, sua administradora segue sendo a Supermed. A operadora de planos de saúde é que muda, passando da Unimed-Rio para a Unimed Ferj.

A rede permanece igual, sem qualquer alteração. Em função da mudança de operadora, pode haver mudança no nome do seu plano, mas a rede permanecerá a mesma, independentemente de haver mudança no nome do plano.

Não haverá mudanças. Os prazos de carência do seu plano espelharão a condição do plano anterior. Ou seja, não há qualquer risco de acréscimo ou modificação destes prazos.

Com a mudança de Operadora, o cartão do plano também vai mudar. Desta forma, o cartão emitido pela Unimed-Rio deixará de ser utilizado, sendo substituído pelo da nova Operadora. Na Unimed Ferj o cartão de identificação é exclusivamente digital e é acessado por meio do Aplicativo da Unimed Ferj (App Unimed Cliente).

Você receberá todas as informações sobre como acessar e utilizar em breve. Mas atenção: até que sejam cumpridas todas as fases da migração e você receba as orientações da Unimed Ferj sobre seu novo cartão, você poderá utilizar a carteirinha e os serviços da Unimed-Rio normalmente.

Após a migração, o pedido deverá ser feito para a Supermed.

Sim. Não haverá qualquer mudança em relação a isso.

Se seu contrato vinculado à Supermed incluir assistência médica e dental, sim. Se você tiver um contrato odontológico exclusivo, ou seja, sem cobertura conjunta da assistência médica, ele permanecerá na Unimed-Rio.

Neste caso, será necessário firmar um novo contrato, no qual você será o titular. Procure a Supermed para receber as devidas orientações.

Não. Conforme comunicado da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a transferência dos planos entre a Unimed-Rio e a Unimed Ferj, não impactará em novas contagens do prazo de Cobertura Parcial Temporária (CPT) do seu plano. Ou seja, haverá aproveitamento total dos prazos já cumpridos. Importante: o beneficiário que ainda estiver em período de Cobertura Parcial Temporária (CPT), irá cumprir o tempo restante na nova operadora.

Dúvidas referentes à assistência à saúde

Sim. Não haverá qualquer mudança por conta da migração.

Não haverá mudanças no padrão de acomodação do seu plano (enfermaria ou apartamento). Ele permanecerá o mesmo do plano de origem.

Não haverá alteração na permanência no hospital por conta da migração. O que determinará a permanência ou a alta do paciente será a avaliação médica da equipe do hospital.

Sim, exames agendados antes da migração seguem agendados e aprovados sem qualquer alteração.

O tratamento segue mantido com as mesmas condições na nova operadora.

Não. Todos os tratamentos validados antes da migração terão continuidade conforme as condições estabelecidas.

Depende da data de realização da cirurgia. Se ela tiver ocorrido antes da migração, o pedido deve ser solicitado à Unimed-Rio. Se tiver acontecido depois da migração, a solicitação deve ser feita à Unimed Ferj.

Se você deu entrada em um pedido de reembolso antes da migração e enviou todos os documentos necessários, você será reembolsado normalmente, dentro do prazo acordado, mesmo que a migração já tenha ocorrido.

Dúvidas referentes a questões financeiras

Não haverá mudanças no valor do plano devido à transferência.

As hipóteses de alteração do valor do plano, são as aplicações dos reajustes, anual ou por alteração de faixa etária, exatamente nos mesmos termos do plano Unimed-Rio.

Importante: Caso o mês-base de aplicação do reajuste anual ou de mudança de faixa etária por algum dos beneficiários, coincida com o mês em que ocorre a transferência, o valor da mensalidade será alterado. Contudo, esta atualização da mensalidade não terá relação com a transferência, mas sim com a aplicação do reajuste.

Não haverá mudanças nas datas-base ou critérios dos reajustes, que seguirão as regras contratuais do plano de origem (Unimed-Rio). O mês de reajuste anual e o reajuste por faixa etária seguirão exatamente os mesmos termos do plano Unimed-Rio.

Nada muda em relação ao boleto, seja em valor ou data de pagamento. Ele seguirá sendo emitido pela Supermed e você não precisará pagar duas vezes, nem proporcionalmente. Pague normalmente seu boleto na data de vencimento já conhecida. Independente de Unimed-Rio ou FERJ, certifique-se que seu boleto foi emitido pela Supermed Administradora de Benefícios.

Como a migração ocorrerá no meio do exercício fiscal, você precisará retirar o comprovante com as duas operadoras excepcionalmente para o IR 2024. No período adequado, faça contato tanto com a Unimed-Rio quanto com a Unimed Ferj para retirar seus comprovantes.

Dúvidas referentes a canais de atendimento

Com a transferência do plano, da Unimed-Rio para Ferj, também mudarão os canais que você costumava falar para tratar de questões assistenciais do seu plano. Agora, sempre que você precisar entrar em contato com a Operadora, o contato deve ocorrer nos canais de atendimento da Unimed Ferj.

WhatsApp – 24h, todos os dias.
0800 882 0800

SAC – 24h, todos os dias
0800 970 9080

Portal do cliente Unimed Ferj
www.unimedrj.coop.br

Lembre-se: Você acessa os canais de atendimento da Operadora, sempre que a solicitação ou informação for relacionada à utilização do plano, tais como: acompanhamento de autorização e procedimentos médico-hospitalares, acompanhamento de reembolso, rede credenciada, coberturas, bem como outras questões de natureza assistencial.

Para falar sobre inclusão ou exclusão de dependentes, atualização de dados cadastrais, boletos e cobrança, você seguirá falando com a Supermed pelos canais a seguir:

Central de Atendimento: 21 2103-9365
WhatsApp: 21 96410-1384

E se precisar falar com a Unimed-Rio sobre alguma questão anterior à migração, ligue para 4020-3861.

Seu plano continuará sendo administrado pela Supermed, o que muda é somente a Operadora, que passará da Unimed-Rio para Unimed Ferj.

Ou seja, você seguirá recebendo comunicados, boletos, acessando atendimento (para questões não relacionadas à utilização do plano), diretamente em nossos canais como já acontece hoje em dia.

Depende do dia do atendimento. Se a data do atendimento for antes da migração, será a Unimed-Rio. Se for depois, será a Unimed Ferj.