Reembolso

Tire aqui todas as suas dúvidas.

    • Qual é o prazo para solicitar o Reembolso?

      Em até 1 ano, a contar da data do recibo.

    • Qual é o prazo para pagamento do Reembolso?

      O prazo para pagamento do reembolso é de 30 dias corridos (após registro do protocolo e recebimento da documentação completa), desde que não existam pendências com as informações apresentadas ou documentação

    • Qual é a forma de pagamento?

      O pagamento será creditado conta do titular do plano e se o valor do reembolso for de até R$ 500, o crédito também poderá ser feito em conta de terceiros.

      Para reembolso na conta de terceiros, é preciso apresentar, junto com a documentação completa (incluindo a cópia da identidade do titular ou representante legal, para que a assinatura possa ser validada), formulário de autorização assinado pelo titular, disponível aqui.

      Conta aceitas:
      conta corrente
      Conta poupança
      conta conjunta (no nome do 1º titular da conta).

      Contas não aceitas
      Conta benefício (INSS),
      Pessoa Jurídica
      Conta salário
      Conta conjunta (em que o titular do plano não é o titular da conta)
      Conta poupança emitida por lotéricas.

    • Qual é a documentação necessária?

      Solicitação via site - Somente para nota fiscal eletrônica
      . Nota Fiscal Eletrônica
      . Documento com os dados bancários do titular do plano (Ex.: cartão de banco ou cheque)
      . Relatório médico com as seguintes informações:
      - Nome completo do paciente
      - Descrição de cada procedimento realizado
      - Carimbo e assinatura do profissional que realizou o procedimento, com CRM (quando médico) ou número do Conselho Regional Profissional correspondente, CPF e especialidade médica ou profissão
      - Para depósito em conta de terceiros (até o limite de R$ 500,00), incluir a cópia da identidade do titular ou representante legal do contrato e o formulário de autorização do titular.

      Veja mais detalhes em “Forma de pagamento”

      Clique aqui para solicitar o reembolso

      Para solicitação via Correios ou atendimento presencial . Cópia do cartão Unimed-Rio do paciente
      . Cópia do CPF do titular do plano
      . Cópia de documento com dados bancários do titular do plano (Ex.: cartão de banco ou cheque)
      . Recibos originais contendo as seguintes informações:
      - Nome completo do paciente
      - Descrição de cada procedimento realizado e respectivo valor cobrado
      -Carimbo e assinatura do profissional que realizou o procedimento, com CRM (quando médico) ou número do Conselho Regional Profissional correspondente, CPF e especialidade médica ou profissão
      . Relatório médico
      . Para depósito em conta de terceiros (até o limite de R$ 500,00), incluir a cópia da identidade do titular ou representante legal do contrato e o formulário de autorização do titular.

      Veja mais detalhes em “Forma de pagamento”

      Veja os endereços de nossas Lojas de Atendimento em “Como Solicitar o reembolso”

    • Como posso solicitar o Reembolso?

      Você pode solicitar o reembolso de três maneiras:

      Site: Válido somente para procedimentos com Nota Fiscal Eletrônica. Clique aqui para acessar sua área exclusiva.

      Correios: Você deverá enviar a documentação por Sedex ou carta registrada aos cuidados da área de reembolso, para o seguinte endereço: Rua do Ouvidor, 161 - 7º andar - Centro - Rio de Janeiro - CEP: 20040-030

      Atendimento Presencial: Você deverá comparecer a uma de nossas lojas de atendimento para entrega da documentação.
      Endereços:

      Lojas de Atendimento
      Barra da Tijuca: Av. Armando Lombardi, 400 / 101 a 105
      Centro: R. do Ouvidor, 161, 7º andar
      Atendimento das 8h às 17h30 de segunda a sexta-feira, exceto feriados

      Lojas Hospitalares
      Amparo Feminino: Rua da Estrela, 27 – Rio Comprido
      Hospital Unimed-Rio: Avenida Ayrton Senna, 2.550 – Barra da Tijuca
      Norte D'Or: Rua Carolina Machado, 38 – Cascadura
      Nossa Sra. do Carmo: Rua Jaguaruna, 130 – Campo Grande
      São Francisco na Providência de Deus: R. Conde de Bonfim, 1033 – Tijuca
      Atendimento das 8h às 12h e 13h15 às 17h de segunda a sexta-feira, exceto feriados

    • Como posso acompanhar minha solicitação?

      Enviaremos o status para você por e-mail e sms. Por isso, é muito importante manter seu cadastro atualizado. Você também pode acompanhar sua solicitação em nosso site, aplicativo ou canais de atendimento.

      Site:
      1. Acesse sua área exclusiva, com o número do seu cartão e senha
      2. Clique em Top Serviços
      3. Escolha a opção Reembolso;
      4. Clique em Solicitação e Acompanhamento
      5. Selecione o período a ser pesquisado e clique em pesquisar.
      O resultado de sua pesquisa aparecerá na tela.
      Central de Atendimento 24h: 4020-3861 | 0800-031-3861
      Deficientes Auditivos e de fala: 0800-286-0234
      www.unimedrio.com.br/faleconosco
      Facebook.com/unimedrio

      Lojas de Relacionamento
      Barra da Tijuca – Av. Armando Lombardi 400, Loja 104
      Centro – Rua do Ouvidor, 161 - 7° andar
      Horário de funcionamento: segunda a sexta, exceto feriados, de 8h às 17h30

    • Quem pode dar entrada no pedido de Reembolso?

      A solicitação pode ser efetuada por qualquer pessoa, sem necessidade de procuração, desde que a documentação esteja completa.

    • Por quanto tempo devo guardar meu recibo ou nota fiscal?

      Guarde o recibo ou nota fiscal original pelo prazo de 5 anos, a contar da data de solicitação. O documento poderá ser solicitado a qualquer momento.

    • Em quais situações meu pedido de reembolso não será aceito?

      • Procedimentos realizados de forma particular, quando o contrato não possuir este tipo de cobertura
      • Cobrança de anestesista, instrumentador e/ou auxiliar, quando fizer parte de equipe médica particular e o plano não prevê Livre Escolha
      • Diferença de valor para troca de acomodação superior
      • Procedimentos fora do Rol da ANS
      • Documentação inválida. Exemplos: RPS (Recibo Provisório de Serviço), cópia do recibo, recibo rasurado ou sem a informação do serviço prestado
      • Recibos de despesas que não estejam ligadas a Tabela de Referência da Assistência Médica, Hospitalar ou Odontológica (serviços de copa, telefone, táxi, entre outros)

    • Caso o titular do plano venha a óbito, como solicitar o reembolso?

      Em relação à ordem legal do direito de recebimento do reembolso, segue-se a orientação do Código Civil, em que os herdeiros dividem-se entre: cônjuge, filhos (descendentes) e pais (ascendentes). Somente um deles poderá receber o valor, tendo os outros a obrigatoriedade de abrir mão em favor do escolhido.

      Caso a pessoa falecida - titular - não apresente nenhum destes graus de parentesco e, seguindo o código civil vigente, qualquer pessoa pode se habilitar ao recebimento. Entretanto, conforme a Declaração de Únicos Herdeiros, as testemunhas devem assegurar que aquelas pessoas são as únicas herdeiras do falecido, e assumir judicialmente a informação.

      Para solicitação desse reembolso especial será necessário o envio da DECLARAÇÃO DE ÚNICOS HERDEIROS preenchida e da DOCUMENTAÇÃO LISTADA AQUI.

    • Clientes de outras Unimeds

      A Unimed-Rio possui acordo com três Unimeds para pagamento de reembolso: Unimed Campinas, Unimed Curitiba e Unimed Natal.

      Clientes de outras Unimeds devem entrar em contato com a sua própria Unimed para mais informações sobre procedimentos de reembolso.

Dica

Dica