Reembolso digital em manutenção

Devido ao processo de parametrizações e melhorias no sistema dos serviços online, os pedidos de reembolso estão suspensos pelos canais da Unimed-Rio e a partir do dia 03/05/2024 devem ser feitos com a Unimed Ferj.

Fique tranquilo, em breve você receberá orientações sobre seu novo canal digital, mas enquanto isso, se você precisar solicitar reembolso, confira as orientações abaixo.

Este comunicado foi produzido pela Unimed Ferj e veiculado pela Unimed-Rio em parceria.

Seu pedido de reembolso deve ser enviado por meio de carta registrada contendo todos os documentos necessários detalhados abaixo, para os endereços de nossas Lojas de Atendimento.

Lojas de Atendimento Unimed Ferj

Barra

Av. Ayrton Senna, 2500

Centro

Rua do Ouvidor, 161, Sobreloja

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento.

Central de Atendimento (Capitais e Regiões Metropolitanas): 4020-3861

Central de Atendimento (Demais localidades – Interior): 0800-031-3861

Atenção!

Este canal de solicitação estará ativo até que os canais digitais sejam reestabelecidos, trazendo maior conforto, agilidade e segurança para você.

Consultas e/ou procedimentos realizados de forma particular, por decisão própria, são de responsabilidade do beneficiário e não dão direito a reembolso*.

Mas, em alguns casos, a condição de reembolso é aplicável.

Por isso, antes de realizar qualquer procedimento particular, você deve consultar suas condições contratuais ou entrar em contato com a gente para confirmar se você tem direito ou não ao reembolso.

*Beneficiários que possuem a opção Livre Escolha no plano têm direito a reembolso de consulta e procedimentos, conforme condições contratuais.

Documentos Gerais Necessários para Todos os Procedimentos
  • Número da carteirinha do plano.
  • Cópia da carteirinha Unimed-Rio do titular do plano.
  • Cópia do CPF do titular do plano.
  • Número da autorização.
  • Documento comprobatório do Representante Legal, caso o titular esteja impossibilitado de receber o reembolso, ou seja, menor de idade.
  • Documento com os dados bancários do titular do plano ou representante legal (Ex.: cartão de banco, extrato bancário ou cheque).
  • Comprovante de pagamento do serviço (Ex.: comprovante do Pix, comprovante de transferência bancária, boleta do cartão de crédito/débito, entre outros).

Caso o pagamento tenha sido realizado em espécie ou cheque, o prestador de serviços deve atestar no recibo ou NFe que recebeu, carimbar e assinar.

Os documentos fiscais ou recibos precisam conter as seguintes informações:
  • Nome completo do responsável que pagou pelo serviço
  • CPF do responsável que pagou pelo serviço
  • Nome completo do paciente e CPF
  • Serviço prestado com código TUSS.
  • Carimbo do médico com Nome, CPF, conselho profissional e especialidade.
  • Data do(s) atendimento(s)

Data da emissão

Obs. Documentos ilegíveis e com pendência de dados não serão analisados.

Para processamento de sua solicitação e acompanhamento da mesma, mantenha seus dados para contato atualizados.

  • O pagamento do reembolso será realizado ao beneficiário ou representante legal devidamente comprovado, através de transferência para Conta Corrente ou poupança.
  • Os documentos devem estar desmembrados e detalhados por procedimento/código, de acordo com cada profissional que prestou o serviço. Isso inclui o recibo do anestesista, do primeiro auxiliar, do segundo auxiliar e do instrumentador, caso façam parte do procedimento realizado.
  • Cópia do pedido médico com indicação clínica para o tratamento (CID).
  • Para tratamentos seriados, será preciso apresentar mensalmente um relatório do médico ou do terapeuta com a justificativa da continuidade e evolução do paciente.
  • Pedido médico com indicação clínica.
  • Cópia da descrição cirúrgica
  • Cópia da ficha anestésica
  • Cópia do relatório pós cirúrgico descrevendo os procedimentos realizadosRelatório/Pedido médico com as seguintes informações:
  • Nome completo do paciente.
  • Descrição dos procedimentos realizados com o código TUSS
  • Carimbo e assinatura do profissional que realizou o procedimento, com CRM (quando médico) ou número do Conselho Regional Profissional correspondente, CPF e especialidade médica ou profissão

Importante

Se algum dos documentos mencionados acima estiver faltando, isso pode gerar uma pendência na documentação e afetar o prazo para concluir seu pedido de reembolso. É importante garantir que todos os documentos recebidos sejam fornecidos de forma completa e legível, a fim de evitar pendências e atrasos e no processo.