Reembolso Unimed-Rio

Entenda como funciona

Consultas e/ou procedimentos realizados de forma particular, por decisão própria, são de responsabilidade do beneficiário e não dão direito a reembolso*.

Mas, em alguns casos, a condição de reembolso é aplicável.
Por isso, antes de realizar qualquer procedimento particular, você deve consultar suas condições contratuais ou entrar em contato com a gente para confirmar se você tem direito ou não ao reembolso.
*Beneficiários que possuem a opção Livre Escolha no plano têm direito a reembolso de consulta e procedimentos  conforme condições contratuais.

Consulte a rede referenciada!

Ao utilizar a rede referenciada, não é necessário desembolsar qualquer valor no ato do atendimento. Encontre um dos nossos médicos cooperados, escolha um prestador da nossa ampla rede ou vá até uma das nossas unidades próprias de excelência.

O que você precisa saber para pedir um reembolso

Clientes da Unimed-Rio podem solicitar o reembolso em qualquer um dos canais oficiais listados abaixo. Se você for cliente de outras Unimeds, confira aqui como deve fazer. 

Clique no canal da sua preferência para ver os documentos gerais necessários e o passo a passo para realizar a solicitação:
Como acessar?
  1. Faça o login em sua área exclusiva clicando aqui. 
  2. No menu, clique em “Serviços Online” e escolha a opção “Reembolso”. 
  3. Na nova aba, selecione novamente a opção “Reembolso”. 
  4. Em seguida, clique em “Solicitar Reembolso”. 
  5. Leia com atenção o aviso que vai aparecer e dê seu aceite para continuar.
  6. Selecione a “Forma de Pagamento” e insira os dados bancários. Se for reembolso em conta de terceiros, insira os documentos solicitados. 
  7. Selecione o dependente ou titular para quem é o reembolso e clique em “Adicionar Reembolso”. 
  8. Selecione o “Tipo de Comprovante” e insira os dados necessários. 
  9. Por fim, em “Tipo de Documento”, selecione os tipos de anexos e insira toda a documentação necessária para dar entrada em seu pedido de reembolso. Selecione os documentos um a um e clique em “Incluir Anexo” para inserir cada um dos arquivos.  
Documentos Gerais Necessários para Todos os Procedimentos:
  • Dados bancários do titular do plano. 
  • Comprovante de pagamento do serviço (Ex.: comprovante do Pix, comprovante de transferência bancária, boleta do cartão de crédito/débito, entre outros). Se tiver realizado o pagamento do serviço em dinheiro ou cheque, você deve preencher a Declaração de Desembolso de Valores, disponível para download aqui!
  • Nota fiscal eletrônica ou recibo de pagamento do profissional que prestou o serviço: 
    • Os documentos precisam conter as seguintes informações: 
      • Nome completo do beneficiário.   
      • Nome completo do titular do plano.   
      • Nome completo, carimbo e assinatura do profissional que realizou o procedimento, com CRM (quando médico) ou número do Conselho Regional Profissional correspondente, CPF e especialidade médica ou profissão.   
      • Laudo médico com código do procedimento realizado e conta hospitalar. 
    • Esses documentos precisam estar legíveis e sem rasuras. Em caso de recibo, o mesmo deve conter a assinatura e o CPF do profissional responsável, nº da inscrição no Conselho Profissional e timbre ou carimbo. 
    • Os documentos devem estar desmembrados e detalhados por procedimento/código, de acordo com cada profissional que prestou o serviço. Isso inclui o recibo do anestesista, do primeiro auxiliar, do segundo auxiliar e do instrumentador, caso façam parte do procedimento realizado. 
  • Relatório/Laudo médico com as seguintes informações: 
    • Nome completo do paciente. 
    • Descrição de cada procedimento realizado. 
    • Carimbo e assinatura do profissional que realizou o procedimento, com CRM (quando médico) ou número do Conselho Regional Profissional correspondente, CPF e especialidade médica ou profissão. 
Para depósito em conta de terceiros (até o limite de R$ 500,00), enviar também:
  • Cópia do documento de identidade, com foto, do favorecido 
  • Cópia do documento de identidade, com foto, do titular do contrato. 
  • Termo de autorização assinado pelo titular do plano, disponível neste link. 

Veja mais detalhes no tópico “Qual é a forma de pagamento?”. 

 

Importante:
Se algum dos documentos mencionados acima estiver faltando, isso pode gerar uma pendência na documentação e afetar o prazo para concluir seu pedido de reembolso. É importante garantir que todos os documentos recebidos sejam fornecidos de forma completa e legível, a fim de evitar pendências e atrasos e no processo.
Como acessar?
  1. Faça login no App utilizando seu CPF e senha. 
  2. Selecione o plano para o qual deseja solicitar Reembolso. 
  3. Clique no menu “Minhas Finanças”. 
  4. Selecione a opção “Reembolso”. 
  5. Em seguida, escolha para qual beneficiário do plano você deseja pedir o Reembolso e clique em “Solicitar”. 
  6. Leia com atenção o aviso que vai aparecer e dê seu aceite para continuar. 
  7. Insira os dados necessários e anexe todos os documentos necessários. 
  8. Quando todos os arquivos estiverem anexados, clique em “Continuar”. 
  9. Digite os dados bancários para receber o reembolso. 
  10. Quando estiver tudo certo, clique em “Finalizar e enviar solicitação”. 
Documentos Gerais Necessários para Todos os Procedimentos:
  • Dados bancários do titular do plano. 
  • Comprovante de pagamento do serviço (Ex.: comprovante do Pix, comprovante de transferência bancária, boleta do cartão de crédito/débito, entre outros). Se tiver realizado o pagamento do serviço em dinheiro ou cheque, você deve preencher a Declaração de Desembolso de Valores, disponível para download aqui!
  • Nota fiscal eletrônica ou recibo de pagamento do profissional que prestou o serviço: 
    • Os documentos precisam conter as seguintes informações: 
      • Nome completo do beneficiário.   
      • Nome completo do titular do plano.   
      • Nome completo, carimbo e assinatura do profissional que realizou o procedimento, com CRM (quando médico) ou número do Conselho Regional Profissional correspondente, CPF e especialidade médica ou profissão.   
      • Laudo médico com código do procedimento realizado e conta hospitalar. 
    • Esses documentos precisam estar legíveis e sem rasuras. Em caso de recibo, o mesmo deve conter a assinatura e o CPF do profissional responsável, nº da inscrição no Conselho Profissional e timbre ou carimbo. 
    • Os documentos devem estar desmembrados e detalhados por procedimento/código, de acordo com cada profissional que prestou o serviço. Isso inclui o recibo do anestesista, do primeiro auxiliar, do segundo auxiliar e do instrumentador, caso façam parte do procedimento realizado. 
  • Relatório/Laudo médico com as seguintes informações: 
    • Nome completo do paciente. 
    • Descrição de cada procedimento realizado. 
    • Carimbo e assinatura do profissional que realizou o procedimento, com CRM (quando médico) ou número do Conselho Regional Profissional correspondente, CPF e especialidade médica ou profissão. 

No aplicativo Unimed-Rio, o reembolso é realizado apenas na conta do titular do plano. Para depósitos em conta de terceiros, abra sua solicitação pelo Site Oficial ou através de outro canal. Vale lembrar que o depósito na conta de terceiros tem o limite de até R$ 500,00, mas o titular do plano é responsável por fornecer as informações e precisa estar de acordo com o pagamento. 

Veja mais detalhes no tópico “Qual é a forma de pagamento?”

 

Importante: 
Se algum dos documentos mencionados acima estiver faltando, isso pode gerar uma pendência na documentação e afetar o prazo para concluir seu pedido de reembolso. É importante garantir que todos os documentos recebidos sejam fornecidos de forma completa e legível, a fim de evitar pendências e atrasos e no processo. 
Como chegar?

Procure uma de nossas lojas de atendimento com toda a documentação necessária. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h30, exceto feriados.  

  • Barra da Tijuca – Av. Ayrton Senna, 2500  
  • Centro – Rua do Ouvidor, 161, Sobreloja 
Documentos Gerais Necessários para Todos os Procedimentos:
  • Número da carteirinha do plano. 
  • Cópia da carteirinha Unimed-Rio do titular do plano. 
  • Cópia do CPF do titular do plano. 
  • Documento com os dados bancários do titular do plano (Ex.: cartão de banco, extrato bancário ou cheque). 
  • Comprovante de pagamento do serviço (Ex.: comprovante do Pix, comprovante de transferência bancária, boleta do cartão de crédito/débito, entre outros). Se tiver realizado o pagamento do serviço em dinheiro ou cheque, você deve preencher a Declaração de Desembolso de Valores, disponível para download aqui!
  • Nota fiscal eletrônica ou recibo de pagamento do profissional que prestou o serviço: 
    • Os documentos precisam conter as seguintes informações: 
      • Nome completo do beneficiário.   
      • Nome completo do titular do plano.   
      • Nome completo, carimbo e assinatura do profissional que realizou o procedimento, com CRM (quando médico) ou número do Conselho Regional Profissional correspondente, CPF e especialidade médica ou profissão.   
      • Laudo médico com código do procedimento realizado e conta hospitalar. 
    • Esses documentos precisam estar legíveis e sem rasuras. Em caso de recibo, o mesmo deve conter a assinatura e o CPF do profissional responsável, nº da inscrição no Conselho Profissional e timbre ou carimbo. 
    • Os documentos devem estar desmembrados e detalhados por procedimento/código, de acordo com cada profissional que prestou o serviço. Isso inclui o recibo do anestesista, do primeiro auxiliar, do segundo auxiliar e do instrumentador, caso façam parte do procedimento realizado. 
  • Relatório/Laudo médico com as seguintes informações: 
    • Nome completo do paciente. 
    • Descrição de cada procedimento realizado. 
    • Carimbo e assinatura do profissional que realizou o procedimento, com CRM (quando médico) ou número do Conselho Regional Profissional correspondente, CPF e especialidade médica ou profissão. 
Para depósito em conta de terceiros (até o limite de R$ 500,00), enviar também:
  • Cópia do documento de identidade, com foto, do favorecido 
  • Cópia do documento de identidade, com foto, do titular do contrato. 
  • Termo de autorização assinado pelo titular do plano, disponível neste link. 

Veja mais detalhes no tópico “Qual é a forma de pagamento?”. 

 

Importante:
Se algum dos documentos mencionados acima estiver faltando, isso pode gerar uma pendência na documentação e afetar o prazo para concluir seu pedido de reembolso. É importante garantir que todos os documentos recebidos sejam fornecidos de forma completa e legível, a fim de evitar pendências e atrasos e no processo.
Como acessar?

Fale com o Edu, nosso assistente virtual, e siga o passo a passo. Clique aqui para falar agora ou entre em contato pelo WhatsApp através do número (21) 97269-7617. 

Documentos Gerais Necessários para Todos os Procedimentos:
  • Número da carteirinha do plano. 
  • Número do CPF do titular do plano. 
  • Documento com os dados bancários do titular do plano (Ex.: cartão de banco, extrato bancário ou cheque). 
  • Comprovante de pagamento do serviço (Ex.: comprovante do Pix, comprovante de transferência bancária, boleta do cartão de crédito/débito, entre outros). Se tiver realizado o pagamento do serviço em dinheiro ou cheque, você deve preencher a Declaração de Desembolso de Valores, disponível para download aqui!
  • Nota fiscal eletrônica ou recibo de pagamento do profissional que prestou o serviço: 
    • Os documentos precisam conter as seguintes informações: 
      • Nome completo do beneficiário.   
      • Nome completo do titular do plano.   
      • Nome completo, carimbo e assinatura do profissional que realizou o procedimento, com CRM (quando médico) ou número do Conselho Regional Profissional correspondente, CPF e especialidade médica ou profissão.   
      • Laudo médico com código do procedimento realizado e conta hospitalar. 
    • Esses documentos precisam estar legíveis e sem rasuras. Em caso de recibo, o mesmo deve conter a assinatura e o CPF do profissional responsável, nº da inscrição no Conselho Profissional e timbre ou carimbo. 
    • Os documentos devem estar desmembrados e detalhados por procedimento/código, de acordo com cada profissional que prestou o serviço. Isso inclui o recibo do anestesista, do primeiro auxiliar, do segundo auxiliar e do instrumentador, caso façam parte do procedimento realizado. 
  • Relatório/Laudo médico com as seguintes informações: 
    • Nome completo do paciente. 
    • Descrição de cada procedimento realizado. 
    • Carimbo e assinatura do profissional que realizou o procedimento, com CRM (quando médico) ou número do Conselho Regional Profissional correspondente, CPF e especialidade médica ou profissão. 
Para depósito em conta de terceiros (até o limite de R$ 500,00), enviar também:
  • Cópia do documento de identidade, com foto, do favorecido 
  • Cópia do documento de identidade, com foto, do titular do contrato. 
  • Termo de autorização assinado pelo titular do plano, disponível neste link. 

Veja mais detalhes no tópico “Qual é a forma de pagamento?”. 

 

Importante:
Se algum dos documentos mencionados acima estiver faltando, isso pode gerar uma pendência na documentação e afetar o prazo para concluir seu pedido de reembolso. É importante garantir que todos os documentos recebidos sejam fornecidos de forma completa e legível, a fim de evitar pendências e atrasos e no processo.
Além da documentação geral listada nos canais acima, para alguns tipos de procedimentos, também é necessário apresentar outros documentos:

✔ Cópia do encaminhamento médico. 

✔ Para os casos de tratamentos sequenciais, será necessário anexar, mensalmente, um laudo do médico ou do especialista executante sobre a evolução do paciente. 

✔ Cópia do encaminhamento médico. 

✔ Cópia do relatório médico;

✔ Cópia da fatura hospitalar detalhada.

✔ Cópia do relatório médico que descreva o procedimento realizado. 

Informações importantes sobre reembolso

Você pode solicitar o reembolso em até 12 meses, a contar da data de emissão da nota fiscal/recibo. 

Se o seu reembolso for aprovado, o prazo para pagamento é de até 30 dias corridos. A data começa a contar após o registro do protocolo e recebimento da documentação completa, desde que não existam pendências com as informações e documentações apresentadas.

O pagamento será creditado na conta do titular do plano e, se o valor do reembolso for de até R$500,00 (quinhentos reais), o crédito também poderá ser feito em conta de terceiros. 

Para reembolso na conta de terceiros, é preciso apresentar, junto com a documentação completa (incluindo a cópia da identidade do titular ou representante legal, para que a assinatura possa ser validada), o formulário de autorização assinado pelo titular, disponível aqui. 

Esteja atento às contas que são aceitas para depósito do reembolso: 

Contas aceitas
  • Conta corrente; 
  • Conta poupança; 
  • Conta conjunta (no nome do 1º titular da conta). 
Contas não aceitas
  • Conta benefício (INSS); 
  • Conta Pessoa Jurídica; 
  • Conta salário; 
  • Conta conjunta (em que o titular do plano não é o titular da conta); 
  • Conta poupança emitida por lotéricas. 

Depende. 

O titular poderá solicitar o reembolso dele próprios ou dos seus dependentes, contudo os dependentes não conseguem pedir reembolso para o titular, apenas para eles próprios. 

Através do Site Oficial e do APP Unimed-Rio, somente o beneficiário que precisa de reembolso ou o titular poderão dar entrada no pedido, pois é preciso estar na área logada para fazer a solicitação. 

Através das Lojas de Atendimento, WhastApp e pelos Correios, a solicitação pode ser efetuada por qualquer pessoa, sem necessidade de procuração, desde que a documentação esteja completa. 

Após o registro da solicitação, enviaremos o status para você por e-mail e/ou SMS. Por isso, é muito importante manter seu cadastro atualizado com a gente.

Além disso, você também pode acompanhar sua solicitação através do nosso site, App ou Canais de Atendimento.

Site Unimed-Rio
  1. Faça login em sua Área Exclusiva
  2. Clique em “Serviços Online”
  3. Escolha a opção “Reembolso”
  4. Na nova aba, clique em “Reembolso” novamente
  5. Em seguida, selecione “Consultar Reembolso”. 
App Unimed-Rio
  1. Faça login no App utilizando seu CPF ou nº de carteirinha e senha
  2. Selecione o plano do qual você solicitou o Reembolso
  3. No menu “Minhas Finanças”, selecione a opção “Reembolso”
  4. Em seguida, clique em “Acompanhar”.

 

Canais de Atendimento
Lojas de Relacionamento
  • Barra da Tijuca: Barra – Av. Ayrton Senna, 2500
  • Centro: Rua do Ouvidor, 161 – Sobreloja * Horário de funcionamento: segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 17h30

Tire as suas dúvidas

Em quais situações o meu pedido de reembolso NÃO será aceito?
  • Se o procedimento for realizado de forma particular, quando o contrato não possuir este tipo de cobertura; 
  • Quando houver cobrança de anestesista, instrumentador e/ou auxiliar como parte de uma equipe médica particular e o plano não permitir livre escolha. 
  • Quando for solicitado para cobrir a diferença de valor para uma acomodação superior. 
  • Para procedimentos que não estão incluídos no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 
  • Quando a documentação for inválida, como Recibo Provisório de Serviço (RPS), cópia do recibo, recibo rasurado ou sem as informações sobre o serviço prestado. 
  • Quando for solicitado com recibos de despesas que não estejam ligadas a Tabela de Referência da Assistência Médica, Hospitalar ou Odontológica. Ex.: serviços de copa, telefone, táxi, entre outros.
     
Por quanto tempo devo guardar meu recibo ou nota fiscal?

Recomendamos que você guarde o recibo ou nota fiscal original por um período de 5 anos, contados a partir da data de solicitação. É importante ressaltar que o documento poderá ser solicitado a qualquer momento durante esse período.

Sou clientes de outra Unimed, como peço o reembolso?

A Unimed-Rio possui acordo com três Unimeds para pagamento de reembolso: Unimed Campinas, Unimed Curitiba e Unimed Natal. Caso tenha o plano de alguma dessas 3 operadoras, você pode realizar sua solicitação através de uma de nossas Lojas de Atendimento. 

Clientes de outras Unimeds devem entrar em contato com a sua própria Unimed para mais informações sobre procedimentos de reembolso. 

Caso o titular do plano venha a óbito, como solicitar o reembolso?

De acordo com o Código Civil, o reembolso é concedido aos herdeiros na seguinte ordem: parentes, filhos (descendentes) e pais (ascendentes). Apenas um herdeiro pode receber o valor, enquanto os outros precisam concordar em abrir a mão em favor desse escolhido. 

Se o falecido – titular do plano – não tiver nenhum parente dos graus mencionados acima, qualquer pessoa pode se habilitar para receber o reembolso, seguindo as regras do código civil. Nesse caso, é necessário preencher uma Declaração de Únicos Herdeiros, onde as testemunhas confirmam que são as únicas herdeiras e assumem essa informação legalmente. 

Para solicitar esse reembolso especial, é preciso enviar os seguintes documentos: 

  • Declaração de Únicos Herdeiros preenchida e assinada por duas testemunhas. 
  • Certidão de óbito. 
  • Cartas de anuência dos herdeiros, concedendo o reembolso ao beneficiário escolhido. 
  • Dados bancários do favorecido. 
  • Identidade e CPF das testemunhas. 
  • Identidade e CPF do titular. 

Documentações necessárias para casos específicos 

  • Titular casado sem filhos 
    • Apresentar documentações listadas acima 
    • Certidão de casamento do cônjuge 
    • RG e CPF do cônjuge 
  • Titular casado com filhos 
    • Apresentar documentações listadas acima 
    • Certidão de casamento 
    • RG e CPF do cônjuge 
    • RG e CPF dos filhos, se maiores (se menor, certidão de nascimento) 
  • Viúvo sem filhos 
    • Apresentar documentações listadas acima 
    • Certidão de casamento 
    • Certidão de óbito do Cônjuge 
    • RG e CPF dos pais 
  • Viúvo com filhos 
    • Apresentar documentações listadas acima 
    • Certidão de casamento 
    • Certidão de óbito do Cônjuge 
    • RG e CPF dos filhos 
  • Solteiro com filhos 
    • Apresentar documentações listadas acima 
    • RG e CPF dos filhos (se menor, certidão de nascimento) 
    • Se não tiver representante legal, verificar tutela 
  • Solteiro sem filhos 
    • Apresentar documentações listadas acima 
    • RG e CPF dos pais