Relações com investidores

De uma cooperativa a um grupo de saúde, em 50 anos a Unimed-Rio se reconstruiu, se reinventou, se transformou e cinco anos após a crise institucional que teve desdobramentos de marca, políticos, assistenciais e financeiros, é possível dizer que a cooperativa deu a volta por cima.

Desde então, vem avançando em caminhos para fortalecer seu modelo de governança e minimizar impactos de eventos adversos. Seguimos com desafios regulatórios, que só serão sanados em médio e longo prazo, e cumprindo o acordo com órgãos públicos.

A Unimed-Rio é regulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a quem reporta com frequência todas suas preocupações cruciais, uma vez que está em regime de Direção Técnica desde outubro de 2016. A Direção Técnica é vista pela ANS como a melhor forma de acompanhamento do Termo de Compromisso assinado pela Unimed-Rio com os órgãos públicos, que garante a sustentabilidade da empresa.

Importante ressaltar que, por definição do próprio órgão regulador, tanto a Direção Técnica, quanto a Direção Fiscal, em vigor desde 2014, não têm caráter de intervenção, e sim de acompanhamento.

Grupo Econômico de Saúde

As dificuldades se transformaram em oportunidades e foi assim que a Unimed-Rio passou de uma cooperativa para um grupo econômico de saúde, que hoje já conta com 18 tipos de negócios, variando de controle 100% próprio, sociedades e parcerias.

Criatividade e determinação têm sido os grandes ativos da empresa, que, sem grande disponibilidade financeira para investimentos, usa sua carteira e escala como moeda para viabilizar e alavancar novos negócios.

A cooperativa é controladora da Unimed-Rio Participações, uma holding de investimentos que tem, sob sua estrutura, duas outras empresas destinadas à administração da rede própria: a Unimed-Rio Empreendimentos Médicos e Hospitalares e a Unimed-Rio Soluções em Saúde.

A Unimed-Rio Participações também realiza investimentos em outros negócios, como no caso do Hospital Norte D’Or, uma parceria estratégica com o Grupo D’Or, em que a Unimed-Rio possui 30% de participação.

Veja abaixo o organograma do Grupo Unimed-Rio:

ESG

Meio ambiente, social e governança. É assim que se traduz do inglês a sigla ESG (Environmental, social and Governance). Mas, mais do que uma sigla, para a Unimed-Rio as práticas de ESG são um norteador na busca pelo desenvolvimento e pela consolidação de sua responsabilidade socioambiental, reputação e credibilidade. Conheça exemplos práticos da preocupação e do direcionamento das questões ambientais, sociais e de governança:

O Código de Ética e Conduta da Unimed-Rio prevê o incentivo, junto aos parceiros, prestadores de serviço e fornecedores, às práticas sustentáveis de preservação ao meio ambiente em suas atividades.

Entendemos ser nosso dever:

  1. Incentivar a disseminação e implantação do gerenciamento de resíduos de saúde junto aos nossos recursos próprios e credenciados, assim como seu correto armazenamento e destinação. O “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos” – PGRSS apresenta todas as informações necessárias para essa ação;
  2. Respeitar e preservar o meio ambiente, bem como valorizar a biodiversidade;
  3. Divulgar e valorizar, dentro e fora das instalações das empresas do Grupo Unimed-Rio, uma cultura de consumo racional e sustentável, a partir de processos simples como reciclagem, coleta seletiva de lixo e uso de água e energia;
  4. Participar e incentivar a participação de outros colaboradores em iniciativas ou campanhas internas de esclarecimento e de educação que tenham por objetivo a criação de uma “consciência ambiental”, com a finalidade de preservar o meio ambiente para esta e para as futuras gerações.

 

Energia

Desde abril de 2021 a Unimed-Rio contrata energia incentivada, através do Mercado Livre de Energia. O Mercado Livre de Energia é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica em que os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais como fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento, pagamento, entre outras.

No Mercado Livre, a energia contratada pode ser convencional ou incentivada. A energia incentivada foi estabelecida pelo Governo para estimular a expansão de geradores de fontes renováveis, como PCH (Pequenas Centrais Hidroelétricas), Biomassa, Eólica e Solar. Esse foi o modelo escolhido pelo Hospital Unimed-Rio e Pronto Atendimento Barra. Além disso, todo o parque de lâmpadas do Hospital vem sendo substituído para a tecnologia LED.

A Unimed-Rio é propriedade de seus médicos associados (cooperados), que atuam como donos e direcionadores de políticas e também como frente de trabalho. Suas decisões são tomadas em consenso durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), instância máxima de decisão da empresa, que elege entre seus pares três conselhos por meio de voto direto, secreto e igualitário.

O primeiro é o Conselho de Administração, que possui cinco diretores executivos e 10 conselheiros vogais, e é renovado a cada quatro anos. Os outros são os Conselhos Fiscal (seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, com renovação anual) e Técnico (sete efetivos e dois suplentes, renovado a cada quatro anos). Os conselhos supervisionam a performance econômico-financeira (Fiscal), organizam a empresa (Administração) e deliberam sobre aspectos médicos e éticos da Medicina (Técnico).

A Unimed-Rio possui um Estatuto Social, à disposição dos sócios, que prevê as ferramentas de comunicação, obtenção de informação e prestação de contas sobre a gestão. O mesmo vale com relação ao Código de Ética e Conduta, que também estabelece processos de governança e princípios de atuação da empresa. A avaliação do desempenho de diretores e conselheiros se dá diretamente pelos sócios nas assembleias gerais, pela ferramenta do voto.

 

Integridade

A Unimed-Rio possui ainda um Comitê de Integridade, que tem como missão o assessoramento da Diretoria Executiva nas tomadas de decisões acerca das comunicações recebidas no Canal de Integridade, inclusive propondo melhorias relacionadas à sua atuação, a fim de conferir maior eficiência e qualidade às decisões do colegiado e zelar para que as atividades da sociedade sejam conduzidas em conformidade com a legislação brasileira em vigor, regulamentos, Código de Ética e Conduta internos do Grupo Unimed-Rio e boas práticas de mercado. No Canal de Integridade são registradas denúncias ou relatos sobre condutas que vão de encontro às leis ou nosso Código de Ética e Conduta.

Em linha com o Programa de Integridade, a Unimed-Rio aplica um Formulário de Due Diligence no Grupo Unimed-Rio para terceiros, fornecedores, prestadores e parceiros, com o intuito de obter informações sobre o cumprimento da Lei 12.846/2013 e Decreto 8.420/2015, que responsabilizam administrativa e civilmente as pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira. A aplicação do formulário de Due Diligence é obrigatória, observados alguns critérios de risco previstos no normativo interno.

 

Modelo de organograma

Em 2021, passou a vigorar um novo modelo de organograma. Este novo formato evidencia a necessidade de integração das áreas da empresa e está diretamente ligado à nova cultura. A ideia é que todos os colaboradores se reconheçam como parte desse novo organismo.

Das mudanças estruturais, a novidade é a criação de quatro Gerências Corporativas (Gerência Corporativa de Gente e Gestão, Gerência Corporativa de Controladoria, Gerência Corporativa de Estratégia em Saúde e Gerência Corporativa de Operações), que na estrutura fica entre os gerentes e os superintendentes.

Com isso, a Área Financeira passa a estar ligada à Gerência Corporativa de Controladoria e a Área de Relacionamento com o Cliente está relacionada à Gerência Corporativa de Gente e Gestão. Dentre as novas Gerências Corporativas, está a GC de Operações, que busca viabilizar a entrega da nova plataforma de serviços compartilhados, a Unimed Soluções. Seu objetivo principal será o de transformar modelos operacionais vigentes em plataformas de serviços inteligentes, integradas e de alta performance.

 

 

 

Práticas de compra

Em 2021, o grupo investiu R$ 145 milhões com fornecedores gerais de bens e serviços, sem considerar fornecedores médicos, OPME e concessionárias de serviços públicos. Em 2020, este valor foi de R$ 128 milhões.

O Grupo Unimed-Rio respeita o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, com o objetivo de promover, junto do mercado brasileiro, os parâmetros internacionais de concorrência, rechaçando, por completo os cartéis, os trustes e o monopólio do ramo de saúde. Neste cenário ganham os consumidores e os players deste mercado. Para garantir este princípio, seguimos as orientações abaixo:

  • Manter um relacionamento respeitoso com a concorrência, reconhecendo que a sua existência serve como estímulo aos nossos esforços de inovação e aperfeiçoamento de práticas e produtos;
  • Obter informações sobre a concorrência de maneira lícita e transparente, vedada qualquer forma de espionagem e contraespionagem;
  • Participar de iniciativas de organizações concorrentes, que sejam de interesse da saúde pública e benéficas aos clientes e à comunidade em geral;
  • Considerar que a disputa pelo cliente é uma prática normal na atividade das empresas e que não há razão para retaliações nos casos de êxito do concorrente.

Promoção da Saúde

A Unimed-Rio oferece mais de 600 aulas por mês em 21 modalidades para todos os cariocas, incluindo colaboradores, pelo programa Mude 1 Hábito. Em 2021, foram inauguradas mais duas novas arenas: na Barra da Tijuca e em Madureira, que junto com a Arena Unimed Lagoa e a Arena Unimed Aterro, no Flamengo, são hubs de esporte, cultura e saúde com o nome da Unimed-Rio.

Além das Arenas, o projeto Mude 1 Hábito oferece também aulas gratuitas em mais de 15 pontos da cidade. Em 2021, três novas modalidades passaram a ser oferecidas: surfe, stand up paddle e muay thai. A programação completa pode ser acessada no app MUDE FIT, disponível para iOS e Android. As aulas ficam disponíveis para inscrição 48h antes de sua realização.

A Saúde Mental é um dos pilares do projeto Mude 1 Hábito, da Unimed-Rio. Por isso, em 2021, foi lançado o Programa de Saúde Mental, com ações focadas nos colaboradores da cooperativa, a fim de proporcionar bem-estar, qualidade de vida e cuidado. Com as ações do programa, a Unimed-Rio pretende quebrar preconceitos na identificação de tratamento e na prevenção de possíveis sintomas. Conheça algumas iniciativas:

  • Atendimento psicológico: encaminhamento do médico assistencial ou do Espaço Saúde para atendimento psicológico (presencial ou online).
  • Aulas de yoga, mindfulness e outras modalidades, do Mude1Hábito.
  • Orientação psicológica, jurídica, financeira e social aos colaboradores, cônjuges e filhos com o benefício Apoio Pass, da Sodexo.
  • Cartilha sobre Saúde Mental, lançada no Dia Mundial da Saúde Mental, em 10 de outubro.
  • Realização de lives sobre saúde mental

Avaliação de desempenho

A Unimed-Rio revisou a metodologia da avaliação de competências, tornando-a mais simples, dinâmica e alinhada aos Nossos Hábitos. A avaliação foi otimizada, com a redução de questionários realizados, e adequada ao novo conjunto de comportamentos que traduzem as estratégias organizacionais da Unimed-Rio e, ao mesmo tempo, sinalizam a contribuição que a empresa espera dos profissionais, de acordo com a complexidade de suas atividades. Com isso, manteve altos índices de adesão às etapas do processo de Gestão de Desempenho: 97,86% de adesão das lideranças e 75% de adesão dos demais cargos.

Foi implementado também um novo sistema de avaliação, com software totalmente online (SaaS – Software as a Service) e responsivo ao dispositivo utilizado (Desktop, Notebook, Tablet e Celular), facilitando assim o acesso do colaborador à avaliação e dos gestores ao acompanhamento do desempenho da sua equipe. A avaliação de desempenho na Unimed-Rio tem como princípio a avaliação dos colaboradores através de critérios claros, objetivos e transparentes demonstrando a todos o que a empresa espera de cada colaborador em relação às suas contribuições, responsabilidades e entregas.

O processo de avaliação gera informações para tomada de decisões da Unimed-Rio em relação a itens como carreira, desenvolvimento, aperfeiçoamento e remuneração de cada colaborador. Nasceu de uma metodologia participativa que envolveu as lideranças e a alta gestão, possibilitando o estabelecimento de critérios alinhados às necessidades da organização, respeitando a cultura e, também, incorporando modernos conceitos e práticas da área de gestão de pessoas.

Diversidade

Em 2021, a empresa criou um comitê especialmente para cuidar do tema Diversidade e Inclusão. O grupo conta com a participação de 40 colaboradores voluntários, que ajudam a compartilhar e construir uma nova jornada de respeito e inclusão na cooperativa. O comitê é dividido em cinco eixos: Equidade de Gênero, LGBTQIA+, Pessoas com deficiência, Gerações e Raça e Etnia. Entre as ações implementadas ao longo do ano voltadas para o tema estão:

  • Realização da Semana da Diversidade, em abril, com rodas de conversas, que contou com a presença de colaboradores da Unimed-Rio e convidados externos.
  • Implementação da Seleção às Cegas, nova prática de recrutamento com foco na diversidade. Trata-se de uma metodologia que prioriza as competências técnicas na primeira etapa do processo seletivo, excluindo informações do currículo como dados pessoais – nome, gênero, idade, estado civil, entre outros – que podem influenciar no processo de avaliação do candidato.
  • Lançamento de cartilha com uma série de expressões que estão no nosso vocabulário cotidiano e que nos fazem reproduzir discursos preconceituosos.
  • Divulgação de um e-book com informações e orientações sobre diversidade e inclusão. O documento reúne conceitos, dicas do que não falar, de como substituir expressões capacitistas ou racistas, além de indicações de livros, filmes e séries sobre temas de diversidade.
  • Criação de um grupo no Workplace, aberto a todos, onde é possível encontrar a estrutura do comitê, acompanhar as ações e iniciativas sobre o tema e baixar todo o material produzido, além de ser um local para troca de ideias sobre Diversidade e Inclusão.

 

Privacidade

Com o objetivo de se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Unimed-Rio implantou, em 2020, o Programa de Privacidade, que abrange a revisão e criação de políticas, processos e contratos relativos ao tema, além de treinamento de colaboradores. A Lei 13.789/18 (LGPD) entrou em vigor em 18 de setembro de 2020 e tem como finalidade regulamentar a atuação das empresas em relação à coleta, ao tratamento e ao armazenamento de dados pessoais.

A empresa também criou um canal próprio de atendimento a demandas relacionadas à privacidade, sejam estas de clientes, cooperados ou qualquer pessoa que tenha relação com a Unimed-Rio. A Área de Compliance, Riscos e Auditoria é a responsável pelo recebimento e tratamento das dúvidas e reclamações referentes à lei. As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail [email protected].